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dc.contributor.authorPrado, Renata Beatriz de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2017-09-26T18:15:23Z-
dc.date.available2017-09-26T18:15:23Z-
dc.date.issued2013-07-29-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/5162-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopor
dc.subjectCegospor
dc.subjectTecnologia educacionalpor
dc.subjectEducação de cegospor
dc.subjectTecnologias assistivaspor
dc.subjectBlindeng
dc.subjectBlindeng
dc.subjectEducational technologyeng
dc.subjectMathematicseng
dc.subjectAssistive technologieseng
dc.titleTecnologia assistiva para o ensino da matemática aos alunos cegos : o caso do centro de apoio pedagógico para atendimento às pessoas com deficiência visualpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3169950914884285por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4646126026926019por
dc.contributor.advisor1Souza, Verônica dos Reis Marianopt_BR
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo compreender os limites e as possibilidades das Tecnologias Assistivas no processo de ensino da Matemática para alunos com cegueira tendo como campo empírico o Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP) do Estado de Sergipe. Buscou-se identificar as Tecnologias Assistivas disponíveis para o Ensino da Matemática, conhecendo as atividades desenvolvidas pelos professores. Através do estudo foi possível identificar as principais dificuldades dos professores e alunos relacionados ao ensino da Matemática e desenvolver uma análise sobre o processo de escolarização dos alunos com cegueira no CAP. Utilizou-se o estudo de caso com abordagem qualitativa, e como instrumento de coleta de dados, questionários, as observações espontânea e sistemática, revisão bibliográfica, análises documentais e artefatos físicos. Como aporte teórico, utilizamos os estudos de Galvão Filho (2009), Bersch (2008), Fiorentini (2006), Lorenzato (2009), Vygotski (1989), Danyluk (2002), Sá; Campos; Silva (2007), Morais (2008), dentre outros. Os resultados demonstram até que ponto as Tecnologias Assistivas auxiliam no ensino da Matemática em alunos cegos do CAP, evidenciando que as TA s adotadas na Estimulação Precoce e Alfabetização Braille colaboram no desenvolvimento e na formação dos conhecimentos matemáticos dos alunos. No entanto, as Tecnologias Assistivas adotadas no Soroban e Informática ficam a desejar, principalmente para os conteúdos a partir do 6º ano do Ensino Fundamental e até o Ensino Médio.por
dc.publisher.programPós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
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