Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/5169
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDaltro, Katia Figueirôapt_BR
dc.date.accessioned2017-09-26T18:15:27Z-
dc.date.available2017-09-26T18:15:27Z-
dc.date.issued2015-03-30-
dc.identifier.citationDALTRO, Katia Figueirôa. A proposta do currículo escolar para o ensino de biologia nos centros experimentais de Aracaju-SE. 2015. 77 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.por
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/5169-
dc.description.abstractThis dissertation analyzes the proposed curriculum of Biology teaching in two experimental Aracaju UP Centers, State College Atheneu Sergipense and Experimental Minister Marco Maciel Center. The methodological approach used in carrying out this research presented here was characterized by qualitative approach. The qualitative look, knowledge is seen in motion. Thus, for data collection were employed: interviews (semi-structured), documents (Curriculum Reference, annual planning, curricular and pedagogical political project organization), observations and questionnaires. We use to analyze theoretical concepts of scholars curriculum: Sacristan (1998), Goodson (1995), Moreira (1991, 2001, 2007), Macedo (2006), Michael Apple (2000); full education and the teaching of Biology use: Ghiraldelli (1992), Santos (2010), Gonçalves (2005), Lamb (2001), Texeira (1994), Bittencourt (2003), Krasilchick (2008). It was evident that there was a real change, which can be seen today, and that construction of the curriculum for Biology discipline had a democratic participation in two Experimental Centers of Aracaju. Finally, we can say that the change that occurred in the construction of Experimental Center of Aracaju was coming from an innovative curriculum, even if initially characterized in real curriculum and subsequently developed by a formal curriculum.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de biologiapor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectEducação integralpor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectCurriculumeng
dc.subjectIntegral educationeng
dc.subjectSecondary educationeng
dc.subjectBiology educationeng
dc.titleA proposta do currículo escolar para o ensino de biologia nos centros experimentais de Aracaju-SEpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3450858257008117por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2177713463189438por
dc.contributor.advisor1Silva, Veleida Anahí dapt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação faz uma análise da proposta curricular do Ensino de Biologia em dois Centros Experimentais de Aracaju-SE, Colégio Estadual Atheneu Sergipense e Centro Experimental Ministro Marco Maciel. A abordagem metodológica utilizada para concretizar essa pesquisa aqui apresentada caracterizou-se pelo enfoque qualitativo. No olhar qualitativo, o conhecimento é visto num movimento. Deste modo, para coletas de dados foram empregados: entrevistas (semiestruturadas), documentos (Currículo Referencial, planejamentos anuais, projeto político pedagógico e organização curricular), observações e questionários. Utilizamos para anáise, concepções teóricas de estudiosos em currículo: Sacristan (1998), Goodson, (1995), Moreira (1991, 2001, 2007), Macedo (2006), Michael Apple (2000); em educação integral e o ensino de Biologia utilizamos: Ghiraldelli (1992), Santos (2010), Gonçalves (2005), Cordeiro (2001), Texeira (1994), Bittencourt (2003), Krasilchick (2008). Evidenciou-se que existiu uma mudança concreta, a qual pode ser observada atualmente, e que a construção da matriz curricular para disciplina Biologia teve uma participação democrática em dois Centros Experimentais de Aracaju. Por fim, podemos afirmar que a mudança que ocorreu na construção dos Centros Experimentais de Aracaju-SE foi procedente de um currículo inovador, mesmo que inicialmente, caracterizou-se em currículo real e, posteriormente, desenvolvido por um currículo formal.por
dc.publisher.programPós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapor
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIASpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSpor
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KATIA_FIGUEIROA_DALTRO.pdf5 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.