Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/5174
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Araujo, Natália Keli Santos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-09-26T18:15:30Z | - |
dc.date.available | 2017-09-26T18:15:30Z | - |
dc.date.issued | 2015-03-31 | - |
dc.identifier.citation | ARAUJO, Natália Keli Santos. Analysis of the difficulties in solving mathematical problems by students of the 5th year of elementary school. 2015. 140 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015. | por |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/handle/riufs/5174 | - |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Sergipe | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Matemática | por |
dc.subject | Estudo e ensino de matemática | por |
dc.subject | Matemática (Ensino fundamental) | por |
dc.subject | Problemas de matemática | por |
dc.subject | Dificuldades de aprendizagem | por |
dc.subject | Psicologia da aprendizagem | por |
dc.subject | Pensamento lógico | por |
dc.subject | Mathematics problems | eng |
dc.subject | Difficulties | eng |
dc.subject | Students | eng |
dc.subject | Logical thinking | eng |
dc.title | Análise das dificuldades na resolução de problemas matemáticos por alunos do 5º ano do ensino fundamental | por |
dc.title.alternative | Analysis of the difficulties in solving mathematical problems by students of the 5th year of elementary school | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0060957896947921 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2177713463189438 | por |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Veleida Anahí da | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente dissertação é um estudo realizado sobre as dificuldades apresentadas pelos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao resolver problemas de Matemática. Tendo como referenciais teóricos Polya, Dante, Krulik, Onuchic e Allevato, Smole, dentre outros. A coleta de informações foi realizada em duas turmas do 5º ano, sendo uma da rede pública e outra da rede privada. Os instrumentos da pesquisa incluíram a aplicação de um teste diagnóstico, contendo quatro diferentes tipos de problemas de aritmética, e entrevista de explicitação registrada em áudio, baseada no método clínico de Piaget, com três alunos de cada turma. Como base foram identificadas no teste diagnóstico quatro categorias de análise: dificuldades para compreender o enunciado do problema, dificuldades em uma etapa do procedimento, dificuldades por desconhecimento do conteúdo e dificuldade conceitual das operações básicas. Através da análise dos dados foi possível identificar quais as dificuldades dos alunos para a resolução de problemas de matemática e também compreender como as crianças pensam e agem ao responder diferentes tipos de problemas. | por |
dc.publisher.program | Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UFS | por |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
NATALIA_KELI_SANTOS_ARAUJO.pdf | 3,46 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.