Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/5174
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraujo, Natália Keli Santospt_BR
dc.date.accessioned2017-09-26T18:15:30Z-
dc.date.available2017-09-26T18:15:30Z-
dc.date.issued2015-03-31-
dc.identifier.citationARAUJO, Natália Keli Santos. Analysis of the difficulties in solving mathematical problems by students of the 5th year of elementary school. 2015. 140 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.por
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/5174-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectEstudo e ensino de matemáticapor
dc.subjectMatemática (Ensino fundamental)por
dc.subjectProblemas de matemáticapor
dc.subjectDificuldades de aprendizagempor
dc.subjectPsicologia da aprendizagempor
dc.subjectPensamento lógicopor
dc.subjectMathematics problemseng
dc.subjectDifficultieseng
dc.subjectStudentseng
dc.subjectLogical thinkingeng
dc.titleAnálise das dificuldades na resolução de problemas matemáticos por alunos do 5º ano do ensino fundamentalpor
dc.title.alternativeAnalysis of the difficulties in solving mathematical problems by students of the 5th year of elementary schooleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0060957896947921por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2177713463189438por
dc.contributor.advisor1Silva, Veleida Anahí dapt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação é um estudo realizado sobre as dificuldades apresentadas pelos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao resolver problemas de Matemática. Tendo como referenciais teóricos Polya, Dante, Krulik, Onuchic e Allevato, Smole, dentre outros. A coleta de informações foi realizada em duas turmas do 5º ano, sendo uma da rede pública e outra da rede privada. Os instrumentos da pesquisa incluíram a aplicação de um teste diagnóstico, contendo quatro diferentes tipos de problemas de aritmética, e entrevista de explicitação registrada em áudio, baseada no método clínico de Piaget, com três alunos de cada turma. Como base foram identificadas no teste diagnóstico quatro categorias de análise: dificuldades para compreender o enunciado do problema, dificuldades em uma etapa do procedimento, dificuldades por desconhecimento do conteúdo e dificuldade conceitual das operações básicas. Através da análise dos dados foi possível identificar quais as dificuldades dos alunos para a resolução de problemas de matemática e também compreender como as crianças pensam e agem ao responder diferentes tipos de problemas.por
dc.publisher.programPós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapor
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIASpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSpor
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NATALIA_KELI_SANTOS_ARAUJO.pdf3,46 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.