Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/5185
Document Type: Dissertação
Title: Saberes e práticas em ciências naturais : um estudo no 5º ano do ensino fundamental, em Capela/SE
Authors: Santana Filho, Arlindo Batista de
Issue Date: 19-Dec-2015
Advisor: Lima, Maria Batista
Resumo : O ensino de Ciências Naturais nos anos iniciais do Ensino Fundamental se apresenta, incessantemente, orientado por diversas tendências históricas que refletem até os dias atuais nas salas de aula. Sendo essas tendências processos que dependem bastante dos envolvidos, que hoje buscam uma aprendizagem, que de fato aconteça, de forma significativa e transformadora. Esta pesquisa parte do pressuposto de que os saberes do cotidiano dos alunos, alunas e das professoras devem ser utilizados nas aulas, desencadeando uma interação e sistematização para um conhecimento que dê a condição que os discentes necessitam para compreender o mundo e suas transformações, situando-os, de forma participativa, como parte integrante desse. Sendo assim, o objetivo deste estudo é analisar as percepções dos alunos, das alunas e das professoras de duas turmas do 5º ano do Ensino Fundamental sobre saberes e práticas em Ciências Naturais presentes nas referidas turmas. Trata-se de um Estudo de Caso, com abordagens qualitativa e quantitativa, utilizando como principal procedimento metodológico de coleta de dados a aplicação de questionários com alunos, alunas e professoras; e entrevista semiestruturada com as professoras, buscando retratar o objeto de estudo na trajetória do pesquisador, o estudo e seus procedimentos metodológicos, o campo e os sujeitos da pesquisa que são os alunos, alunas e duas professoras do 5º ano do Ensino Fundamental. O referencial teórico apresenta alguns apontamentos do Ensino de Ciências Naturais no Brasil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, destacando a importância da formação das professoras nos anos iniciais, os aspectos didático-pedagógicos da prática docente e os saberes em Ciências Naturais. Os dados evidenciam que: os alunos possuem uma visão inicial simplista sobre os saberes das Ciências Naturais; as professoras apresentam também visões da própria dificuldade em lidar com conteúdos importantes relacionados às Ciências Naturais, principalmente conteúdos relacionados ao corpo, à sexualidade e às relações entre teorias científicas e cotidiano. Outrossim, percebemos que esta dificuldade em desenvolver práticas articuladas com a perspectiva da alfabetização científica se dá também em virtude de conflitos com os valores morais desenvolvidos na sua formação em outros espaços sociais, tais como na família; também o distanciamento entre a prática pedagógica e a perspectiva de pesquisa como elemento da práxis pedagógica é um fator que contribui para esta dificuldade. A formação continuada como uma prática incorporada à função docente pode ser vista como um fator de possibilidade para o avanço na questão da melhoria qualitativa da prática docente e, consequentemente, da formação dos alunos e das alunas.
Abstract: The teaching of natural sciences in the early years of elementary school presents incessantly guided by various historical trends that reflect to the present day in the classroom. As these trends processes that rely heavily on involved, who today seek an apprenticeship that actually happens, significant and transformative way. This research assumes that the everyday knowledge of pupils, students and teachers should be used in classes, triggering an interaction and systematization of knowledge that gives the condition that students need to understand the world and its transformations, standing them, in a participatory manner, as part of that. Thus, the aim of this study is to analyze the perceptions of students, the students and teachers of two classes of the 5th year of primary education on knowledge and practices in natural sciences present in these classes. It is a Case Study, with qualitative and quantitative approaches, using as main methodological procedure of data collection questionnaires with pupils, students and teachers; and semi-structured interviews with teachers, seeking to portray the object of study in the trajectory of the researcher, the study and its methodological procedures, the field and the subjects that are students, students and two teachers of the 5th year of elementary school. The theoretical framework presents some Natural Science Teaching notes in Brazil in the early years of elementary school, highlighting the importance of training of teachers in the early years, the didactic and pedagogical aspects of teaching practice and knowledge in Natural Sciences. The data show that: the students have a simplistic view of the initial knowledge of Natural Sciences; teachers also feature views of the difficulty in dealing with important content related to natural sciences, especially content related to the body, sexuality and relations between scientific and everyday theories. Furthermore, we realize that this difficulty developing practices articulated with the perspective of scientific literacy is also true because of conflicts with moral values developed in their training in other social spaces, such as the family; Also the gap between teaching practice and the research approach and the pedagogical praxis element is a factor that contributes to this difficulty. Continuing education as a practice incorporated into the teaching profession can be seen as a factor of possibility to advance the issue of qualitative improvement of teaching practice and, consequently, the formation of the students and the students.
Keywords: Ensino de matemática
Matemática (Ensino fundamental)
Ciências (Ensino fundamental)
Prática de ensino
Professores de matemática
Estudantes
Ciências naturais
Saberes docentes
Práticas dos alunos e das alunas
Natural sciences
Knowledge teachers
Practices of the students and the students
Subject CNPQ: CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
Language: por
Country: BR
Publisher / Institution : Universidade Federal de Sergipe
Institution: UFS
Program Affiliation: Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citation: SANTANA FILHO, Arlindo Batista de. Saberes e práticas em ciências naturais : um estudo no 5º ano do ensino fundamental, em Capela/SE. 2015. 131 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.
Rights: Acesso Aberto
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/5185
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARLINDO_BATISTA_SANTANA_FILHO.pdf1,59 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.