Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/5186
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNascimento Neto, Moacir Cardoso dopt_BR
dc.date.accessioned2017-09-26T18:15:37Z-
dc.date.available2017-09-26T18:15:37Z-
dc.date.issued2013-04-05-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/5186-
dc.description.abstractThe present work investigated the perceptions of a group of licensing in Physics from the Federal University of Sergipe about the interrelationships between Science-Technology-Society. The significance of our work lies in the fact that studies on the views of teachers about the interrelationships CTS is one of the key aspects in an attempt to predict the direction of scientific and technological literacy. The first is related to the assembly and application of a Likert scale, called this work of CTS questionnaire to evaluate the positioning of the group toward interactions Science-Technology-Society. In the second stage, from the results obtained in the first step, they chose six affirmative of questionnaire CTS for that were commented by licensing. The answers of the second stage were categorized according to the proposals of Miranda (2008), in realistic, plausible, and other simplistic answers. The comparison of results obtained in two stages of this work allowed to assess the thinking of future teachers in terms of similarities and differences for the three parameters proposed by Auler and Delizoicov (2006).eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCiênciapor
dc.subjectTecnologia e civilizaçãopor
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectFísicapor
dc.subjectInter-relações CTSpor
dc.subjectQuestionário CTSpor
dc.subjectLicenciandos em Físicapor
dc.subjectLiteracyeng
dc.subjectPhysicseng
dc.subjectScienceeng
dc.subjectLicensingeng
dc.subjectQuestionnaire CTSeng
dc.subjectLicensing in Physics.eng
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEnsino de físicapor
dc.titlePercepções de licenciados em física a respeito das inter-relações entre ciência-tecnologia e sociedadepor
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7105609034791965por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3897283209013869por
dc.contributor.advisor1Souza, Divanizia do Nascimentopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho buscou investigar as percepções de um grupo de licencandos em Física da Universidade Federal de Sergipe a respeito das inter-relações entre Ciência-Tecnologia- Sociedade. A relevância do nosso trabalho encontra-se no fato de que estudar as concepções de professores sobre as inter-relações CTS é um dos aspectos essenciais na tentativa de antever os rumos da alfabetização científica e tecnológica. Nesse sentido, nosso trabalho se desenvolveu em duas etapas. A primeira está relacionada à montagem e aplicação de uma escala do tipo Likert, denominada neste trabalho de Questionário CTS, para avaliação do posicionamento do grupo frente às interações Ciência-Tecnologia-Sociedade. Na segunda etapa, a partir dos resultados obtidos na primeira etapa, foram escolhidas seis afirmativas do questionário CTS para que fossem comentadas pelos licenciandos. As respostas da segunda etapa foram categorizadas, de acordo com a propostas de Miranda (2008), em realista, plausível, simplista e outras respostas. O cruzamento dos resultados obtidos nas duas etapas deste trabalho permitiram avaliar o pensar dos futuros professores em termos de aproximações e distanciamentos relativamente aos três parâmetros propostos por Auler e Delizoicov (2006).por
dc.publisher.programPós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapor
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIASpor
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MOACIR_CARDOSO_NASCIMENTO_NETO.pdf509,87 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.