Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/5213
Document Type: Dissertação
Title: Entendimento(s) sobre o uso da resolução de problemas matemáticos : o caso de professores de matemática do 6º ao 9º ano da rede municipal de Aracaju-SE
Authors: Trindade, Deoclecia de Andrade
Issue Date: 17-Apr-2012
Advisor: Santos, Ivanete Batista dos
Resumo : Neste trabalho é apresentado o resultado de uma pesquisa que teve como temática principal o(s) entendimento(s) de professores sobre o uso da resolução de problemas matemáticos. Dito de outra forma, o objetivo da pesquisa foi analisar os usos que professores de Matemática da rede municipal de Aracaju fazem de diferentes tipos de problemas matemáticos em busca de indícios da Resolução de Problema como Metodologia. Para alcançar tal intento, foi tomada como ponto de partida uma seleção de problemas matemáticos retirados de livros da coleção A Conquista da Matemática de autoria de Giovanni Jr e Castrucci (2009). Livros esses que também foram tomados como critério para a seleção dos professores, parceiros da pesquisa, uma vez que o referido livro é adotado em dezesseis de um total de vinte escolas da rede municipal. Como suporte teórico foi feita a apropriação do entendimento defendido por Onuchic (1998, 1999, 2008) e Pereira (2004) para o que foi denominado de Resolução de Problemas como Metodologia; de Chapman (1999) para os símbolos de interação na busca de indícios da Resolução de Problemas como Metodologia. Polya (1978), Dante (2005) e D Amore (2007) para definir a tipificação e o que é denominado problema matemático. A partir dos dados coletados, por meio de entrevistas semiestruturadas com quinze professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental de Aracaju, é possível afirmar que, a maioria utiliza os problemas matemáticos como um recurso, após abordar o conteúdo de forma expositiva. No entanto, se for considerado a organização da sala de aula, o papel do aluno e do professor com o uso de diferentes tipos de problemas, os professores indicam estar cientes que os problemas padrão, de aplicação e quebra-cabeça são os mais indicados para reorganizar a geografia da sala de aula, e para promover a interação entre aluno-aluno e aluno-professor. Além de serem os que podem contribuir mais facilmente para que o professor desenvolva as funções de orientador, mediador e organizador e o aluno desenvolva a autonomia e o senso crítico. Características que podem ser consideradas como próprias da Resolução de Problemas como Metodologia. Ou seja, os professores apontam os tipos de problemas que são os mais indicados para serem tomados como ponto de partida para a atividade matemática e não apenas para a fixação de conteúdos. Por conta disso, é permitido afirmar que, no caso dos professores aracajuanos, é possível identificar indícios, ainda que reduzidos, da aplicação da Resolução de Problemas como Metodologia.
Abstract: This article presents the results of a survey whose main theme was the teacher s understanding concerning the use of solving of mathematical problems. The aim of this research was to analyze the uses that the Mathematics teachers of the municipal schools in Aracaju do of the different types of Mathematical problems, looking for references of Solving Problems as methodology. To achieve this purpose, it was taken as a starting point a selection of Mathematical problems extracted from A Conquista da Matemática by Giovanni Jr e Castrucci (2009). These books were taken as criteria to the selection of teachers, partners of the research, since this book is adopted in sixteen out of twenty municipal schools. The selected teachers were consulted through semi-structured interviews. The theoretical support was based on the understanding defended by Onuchic (1998, 1999, 2008) and Pereira (2004 ), denominated Solving Problems as methodology; on Chapman s (1999) for the interaction symbols in the search for evidence of Solving Problems as methodology. Polya (1978), Dante (2005) and D Amore (2007) defined what typing is and what is called Mathematical Problems. From the data collected through interviews with fifteen Mathematics teachers from Aracaju, it is possible to assert that most of the teachers use Mathematical problems as a resource, after working the contents in an expository way, which are used predominantly in the problems of recognition and algorithm. However, these same teachers, when asked about the classroom management, about the teacher s and student s role, declare that they are aware that the standard problems and the application of puzzles are the most suitable to promote the interaction between student-student and student-teacher and the most appropriate to reorganize the geography of the classroom. That is, the most recommended to be taken as the starting point for the Mathematical activities and not for the fixation of the contents. Because of this, it s possible to assert that, in the case of the teachers from Aracaju, predominantly, it was just possible to identify the partial application of the aspects of an approach of the Solving Problems as methodology to work with Mathematical contents.
Keywords: Resolução de problemas como metodologia
Resolução de problemas matemáticos
Ensino de matemática
Solving problems as methodology
Mathematical solving problems
Mathematical teaching
Subject CNPQ: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Language: por
Country: BR
Publisher / Institution : Universidade Federal de Sergipe
Institution: UFS
Program Affiliation: Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Rights: Acesso Aberto
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/5213
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DEOCLECIA_ANDRADE_TRINDADE.pdf1,89 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.