Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/5215
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, José Aldon Garçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-09-26T18:15:54Z-
dc.date.available2017-09-26T18:15:54Z-
dc.date.issued2011-06-20-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/5215-
dc.description.abstractRegarding the experiences of the ninth graders students from primary school, when they study both quadratic equation and Bhaskara s formula, this research examines what the sense of the Mathematics learning for public schools students from Itabaiana/SE. This is a both qualitative research, and it intends verifying how a student mobilized himself to learn those math subjects, focusing on the quadratic equation and Bhaskara s formula, it seeks understanding the relation with the knowledge at this stage of learning. The theoretical contribution comes from the theories of Bernard Charlot (2007, 2005), Silva (2009), Boyer (2004) among others. The data collected through observation of classes, with the use of questionnaires and interviews reveal that the mathematics learning, specifically the quadratic equation and Bhaskara s formula, is directly influenced by the presence of the didactical textbook which, along with the teaching practices, has contributed to this content to be viewed as irrelevant to the student future, giving the prevail to the momentary memory (learn by heart) and not to the effective learning.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de matemáticapor
dc.subjectEquaçõespor
dc.subjectEquações Quadráticaspor
dc.subjectFórmulas Matemáticaspor
dc.subjectFórmula de Bhaskarapor
dc.subjectEquationseng
dc.subjectMathematicseng
dc.subjectMathematicseng
dc.titleO sentido de aprender matemática acerca da fórmula de Bhaskarapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2341965407608199por
dc.contributor.advisor1Charlot, Bernardpt_BR
dc.description.resumoPautada nas experiências dos alunos do nono ano do Ensino Fundamental, quando estudam a equação de segundo grau e a fórmula de Bhaskara, esta pesquisa analisa qual o sentido de aprender Matemática para esses alunos de escolas públicas do município de Itabaiana/SE. De caráter qualitativo, a pesquisa tem por objetivo verificar como o aluno se mobiliza para aprender os conteúdos matemáticos, tendo como foco a equação de 2° grau e a fórmula de Bhaskara, e busca compreender a relação com o saber nesta fase de aprendizagem. O aporte teórico encontra subsídio nas teorias de Bernard Charlot (2007, 2005), Silva (2009), Boyer (2004) dentre outros. Os dados foram coletados por observação das aulas, com a aplicação de questionários bem como por entrevistas, cujos resultados revelam que o aprendizado matemático, especificamente a equação do segundo grau e a fórmula de Bhaskara, é influenciado diretamente pela presença do livro didático, o qual, juntamente com as práticas docentes, vem contribuindo para que este conteúdo seja visto como sem relevância para o futuro do aluno, prevalecendo à memorização momentânea (decorar) e não o aprendizado efetivo.por
dc.publisher.programPós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOSE_ALDON_GARCAO_SANTOS.pdf754,08 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.