Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/5447
Tipo de Documento: | Tese |
Título: | Políticas territoriais do turismo: investimentos no Polo Costa dos Coqueirais em Sergipe, Brasil |
Autor(es): | Santos, Mary Nadja Lima |
Data do documento: | 16-Fev-2009 |
Orientador: | Barreto Júnior, Edison Rodrigues |
Resumo: | A disputa política territorial se dá em larga escala no universo dos saberes e do poder constituído do Estado e do mercado. Esses determinam o espaço, protegem o território (soberania), mas ao mesmo tempo desterritorializam quando dos seus interesses. Esse contexto de mundo globalizado vem de encontro ao local, exceto quando esse território do turismo produz o capital e está na ordem do sistema. Dessa forma, este estudo situa-se no Nordeste do Brasil, particularmente na região do Polo Costa dos Coqueirais, localizada no litoral sergipano, possui 163 km² de praias, entrecortada por rios, dunas e vegetação singular compondo, através de sua paisagem e identidade territorial, perspectivas de desenvolvimento social, econômico e ambiental. Propõe-se analisar as políticas territoriais de turismo e o papel do Estado nos investimentos do espaço público do Polo Costa dos Coqueirais para superação da pobreza, nas duas últimas décadas, em Sergipe. O apoio metodológico consiste no método hermenêutico, tipo pesquisa-participante, complementada pelos instrumentos de análise socioeconômicos (quantitativo). Há nessa escolha uma dimensão de complementariedade com a fenomenologia, que definem o caminho a ser trillado. Essa decisão permitiu desenvolver estratégias para elaboração das oficinas e cadernos que registrassem o apanhado documental e de campo. Formulários e roteiros de entrevistas vieram se somar aos resultados das oficinas, além da construção dos cartogramas em função do estudo. A comprovação da tese alicerça-se nas seguintes premissas: ideológicas (Estado e mercado), as que representam a sociedade do turismo (Conselho do Polo) e pragmáticas (participação da comunidade). Dessa relação propositiva, tem-se: (i) A metodologia dos organismos internacionais, em especial do BID, não vem contribuindo para gerar novos empreendimentos que visem à melhoria nos indicadores de renda da população afetada. Isso corrobora com os argumentos de que o envolvimento mínimo do Estado com o bem-estar social e a falta efetiva da sociedade na condução das políticas territoriais do turismo, acabam por ampliar os efeitos contraditórios dos investimentos turísticos em Sergipe, capitaneados pelos grandes investidores. (ii) As bases de apoio e de negociação dos que representam a sociedade civil do Polo aparecem contraditoriamente, na medida em que esta influencia na eficácia das políticas públicas de turismo, mas não se apropria como gestora de governança e afeta nos avanços tidos nessa participação para com o desenvolvimento do turismo. (iii) Os investimentos no setor de turismo têm impactado de forma diferenciada as diferentes comunidades que compõem o Polo Costa dos Coqueirais. O PRODETUR/SE cumpre parcialmente o que foi estabelecido no programa de investimentos de recursos das agências multilaterais, especialmente no tocante ao BID, atendendo assim ao mercado, uma vez que se percebe uma melhoria diferenciada entre as regiões do litoral, do ponto de vista da infraestrutura turística para o Centro-Sul do Estado. Por conseguinte, o estudo avança em uma proposta de matriz territorial do turismo comunitário, que incorpora o efetivo exercício da cidadania, elemento fundamental para se estabelecer, em escala local, um novo projeto de desenvolvimento das atividades turísticas que contribua para superação da pobreza. |
Abstract: | Political territorial dispute underlie in great proportions the universe of knowledge and the
power comprised by both the State and the market. They determine space, protect the territory
(sovereign) however, they (de)territorialize whenever their interests are at game. The
globalized world context converges to the local, except when this territory itself produces the
capital which the system rules. Therefore, this research is located in the Northeast of Brazil,
particularly at Polo Costa dos Coqueirais region, in Sergipe’s coast cut by rivers, with 163km
of beaches, dunes and its unique vegetation composing, through its landscape and territory
identity, perspective to social, economic and environmental development. This research aims
at analyzing the tourism public territorial policies and the role of the State in the investments
at Polo Costa dos Coqueirais’ in order to reduce poverty in Sergipe within the two last
decades. This study is supported by the methodological hermeneutic principles, participativeresearch
type, which is complemented by socioeconomics (quantitative) analysis instruments.
There is underlying this choice the dimension of phenomenology complement that defines the
path to be followed. This definition allowed to develop not only the strategies to elaborate
workshops, notebooks to gather document and field data; but also make use of forms and
interviews scripts to compose the workshops results. Besides that cartograms were built to
gather quantitative data in order to support this study. The substantiation of this thesis
consolidates into the following prior premises: ideological (State and Market); the ones that
represent tourism society (Polo Council) and pragmatic (community participation). As a
result of this relation emerge: (i) International agencies’ methodology, especially BID,that has
not been contributing to generate new achievements that lead to better income indicators to
the population affected. Fact that corroborates with the argument that the State’s engagement
with the social welfare and the lack of effective involvement of the society at conducting
tourism territory policies broaden the contradictory effects of tourism investments in the
Northeast by great investors; (ii) The bases for support and negotiation of those who
represent the Polo’s civil society appear contradictory as this influence in public tourism
policies efficiency, society does not keep its management power and this affects the advances
which were obtained by participation in tourism development. (iii) Investments in tourism
have caused different impacts over distinct communities that make Polo Costa dos Coqueirais.
PRODETUR/SE partially accomplishes what has been established by the resource investment
program of the multilateral agencies, especially concerning to BID, privileging the market
itself, once it is noticeable that there was some distinct improvement between coast regions, in
terms of tourism facilities to the South–Center part of the State. Thus, this study advances into
proposing a territory matrix of community tourism which embodies the effective citizenship
exercise as an essential element to establish, in local scale, a new project to develop tourism
activities in order to contribute to overcome poverty . La dispute politique territoriale existe à grande échelle dans l'univers des savoirs et du pouvoir constitué de l'État et du marché. Ceux-ci déterminent l'espace, le territoire (souverain), mais font preuve de déterritorialisation quand cela arrange leurs intérêts. Ce contexte de monde globalisé est à l'encontre de ce territoire excepté quand celui-ci est touristique et produis le capital et cela est dans l'ordre de système. Cette étude se situe au Nordeste du Brésil, particulièrement dans la région de Polo Costa dos Coqueirais, localisé sur le littoral Sergipanais qui possède 163 km 2 de plages, entrecoupées de fleuves, de dunes et de végétation singulière, composée à travers son paysage et son identité territoriale, des perspectives de développement social, économique et environnemental. Nous nous proposons d'analyser les politiques territoriales du tourisme et le rôle de l’État dans les investissements de l’espace publique de Polo Costa dos coqueirais, et pour vaincre la pauvreté des deux dernières décennies. Le soutien méthodologique est herméneutique, type recherche participant, complété par les instruments de l’analyse socio-économiques (quantitatif). Il y a dans ce choix une dimension de complémentarité avec la phénoménologie qui définit le chemin à être parcouru. Cette décision a permis l’élaboration d’une matrice territoriale de tourisme communautaire. Décision fondée du point de vue philosophique à travers la Proposition d'utilisation Critique-Dialectique et des Dimentions de l'Espace-Temps. Ces définitions ont permis de développer des stratégies pour l'élaboration des ateliers et des cahiers qui enregistrent, les données documentées et celles du terrain ainsi que les formulaires et rapports d'entretien qui viennent s'ajouter aux résultats des ateliers. En dehors de la construction des cartogrammes et relevés de données quantitatives en fonction de l'étude. Les propositions de la thèse ont été élaborées premierement à partir de : les idéologiques (État et marché), celles qui représentent la société du tourisme (conseil de Polo) et les pragmatiques (participation de la communauté). De cette relation propositive nous avons: (i) la méthodologie des organismes internationaux, en particulier du BID, qui ne contribue pas à gérer de nouveaux emplois visant à améliorer le revenu de la population. Ceci corrobore les arguments de ce que la sortie de l'État et le manque effectif d'implication de la société dans la conduite des politiques territoriales du tourisme finissent par amplifier les effets contradictoires des investissements touristiques dans le nordeste, financé par les grands investisseurs; (ii) les bases de soutien et de négociation de ceux qui représentent la société civile de Polo apparaissent contradictoirement, dans la mesure que cette influence dans efficacité des politiques publiques de tourisme, n'est pas approprié quant à la gestion de la direction, et affecte les effets des avancées dans cette participation pour le développement du tourisme. (iii) les investissements dans le secteur du tourisme ont eu un impact différent sur les communautés qui composent Polo Costa dos Coqueirais. Le PRODETUR/SE effectue partiellement ce qui a été établi dans le programme d'investissement d'aides des agences multilatérales, spécialement en ce qui concerne le BID servant ainsi le marché, une fois que l'on voit une amélioration entre les régions du littoral, du point de vue de l'infrastructure touristique pour le centre sud de l'État. Par conséquent, l’État avance une proposition de matrice territoriale du tourisme communautaire qui incorpore l’effet de citoyenneté, élément fondamental, pour établir, à l'échelle locale, un nouveau projet de développement des activités touristiques qui contribuent à triompher de la pauvreté. |
Palavras-chave: | Geografia humana Turismo Sergipe Pobreza Costa dos Coqueiros (SE) Estado e mercado Poder territorial Políticas de investimentos de turismo State and market Territory power Tourism Tourism investment policies Poverty Sergipe (Brazil) État et marché Pouvoir territorial Tourisme Politiques d’investissement de tourisme Pauvreté Sergipe (Brésil) |
área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição/Editora: | Universidade Federal de Sergipe |
Sigla da Instituição: | UFS |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Geografia |
Citação: | SANTOS, Mary Nadja Lima. Políticas territoriais do turismo: investimentos no Polo Costa dos Coqueirais em Sergipe, Brasil. 2009. 265 f. Tese (Pós-Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2009. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/5447 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Geografia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARY_NADJA_LIMA_SANTOS.pdf | 26,01 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.