Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/5756
Tipo de Documento: Dissertação
Título: A profissão docente como prática ilustrada: o caso dos primeiros professores de inglês do Brasil
Autor(es): Santana, Marcle Vanessa Menezes
Data do documento: 9-Jul-2013
Orientador: Oliveira, Luiz Eduardo Meneses de
Resumo: O presente estudo teve por objetivo geral fazer um levantamento biobibliográfico de professores de língua inglesa que, em seus respectivos contextos institucionais, contribuíram para o desenvolvimento do ensino daquela língua em nosso país. Nesse sentido, enveredamos pelos caminhos que levaram ao ideário nacional europeu, que teve como pressuposto subjacente a instituição da língua nacional e foi iniciado no contexto da Ilustração e consolidado no século XIX. Outrossim, estabelecemos a correlação entre a forma escolar e o processo de profissionalização docente no século XVIII, considerando em particular o caso luso-brasileiro, no qual as reformas pombalinas lançaram as bases de Leis expedidas na época do Brasil Imperial. Destarte, analisamos a trajetória da língua inglesa no Brasil através da legislação, da seleção de gramáticas e dicionários mais representativos e do papel dos tradutores e intérpretes no processo de afirmação daquela língua em território brasileiro. Por fim, narramos as trajetórias biobliográficas dos primeiros professores de inglês no Brasil, a saber: Eduardo Thomaz Colville, John Joyce e Guilherme Tillbury, na condição de intelectuais ilustrados, responsáveis pela afirmação daquela língua no Brasil oitocentista.
Abstract: The present study has as its objective a biobliographic research of English teachers who contributed to English language teaching in our country in their corresponding institutional contexts. In this sense, we followed the path which led to the construction of the European national ideal, whose underlying assumption was the institution of a national language. In addition, it timidly began during the Enlightenment and was consolidated in the nineteenth century. Moreover, we established the correlation between schooling and the process of teaching professionalization in the eighteenth century, taking into account the Portuguese- Brazilian case, which Pombal s reforms was the basis of laws dispatched during Brazil s empire. Furthermore, we analysed the trajectory of English language in Brazil through the legislation, the selection of the most representative grammars and dictionaries and the role performed by translators and interpreters in the process of affirmation of English language in Brazil. At last, we narrated the professional trajectories of the first English teachers in our country, Eduardo Thomaz Colville, John Joyce and Guilherme Paulo Tillbury, in the condition of Enlightenment intellectuals as well as responsible for the affirmation of that profession as well as English language during the nineteenth century in Brazil.
Palavras-chave: Professores de inglês
Língua inglesa - Estudo e ensino
Educação - História
Imagens, ilustrações, etc
Inovações educacionais
Educação ilustrada
Eduardo Thomaz Colville
John Joyce
Guilherme Paulo Tillbury
Education
Educational innovations
English language
English teachers
Pictures
Enlightenment education
área CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Letras
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/5756
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MERCLE_VANESSA_MENEZES_SANTANA.pdf29,81 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.