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Tipo de Documento: Dissertação
Título: Produção ou reprodução? : uma análise sobre a autoria na disciplina Produção e Recepção de Texto
Autor(es): Francisco, Kleyse Galdino
Data do documento: 8-Out-2012
Orientador: Carvalho, Maria Leônia Garcia Costa
Resumo: Esta dissertação é uma proposta de reflexão sobre a autoria e o ensino da escrita no contexto universitário. Busca refletir sobre a prática de produção de texto na Universidade Federal de Sergipe, através da análise de textos produzidos em uma de suas disciplinas. Tem por objetivo principal avaliar a autoria nos textos citados, determinando uma nova postura em relação à concepção de autor, a relação desse termo com originalidade e a atuação da disciplina na constituição desse fenômeno. Utiliza as categorias da análise do discurso de linha francesa, especialmente: sujeito-autor de Pêcheux(1988) e função-autor de Foucault(2006), pelas quais se avalia a singularidade, apresentada nos discursos provenientes dos textos referidos, como a entende Possenti (2008). Considera o aluno enquanto sujeito produtor de textos e sua produção como representação de seu discurso. Este trabalho tem caráter descritivo e explicativo e é fundamentado em pesquisa bibliográfica, observação em campo, análise de dados. A pesquisa se caracteriza como qualitativa e teve como sujeitos os alunos da disciplina Produção e Recepção de Texto I dos anos de 2009 e 2010, quando essa pesquisadora era sua docente. Entende que os sujeitos se tornam autores na medida em que se colocam como tal, assinando suas produções, exercendo a função de agrupamento de discursos e sendo responsáveis pela unidade de sentido de sua produção textual.
Abstract: Esta tesis es una propuesta a la consideración de la autoría e la maestria de la escrita en el contexto universitario. Busca reflexionar sobre la practica producción de texto en la Universidad Federal de Sergipe, mediante el análisis de los textos producidos durante uno de sus temas. Su principal objetivo es evaluar la autoría en los textos citados por medio de la determinación de una nueva actitud hacia el concepto de autor, la relación de esta expresión con la originalidad y el papel de la disciplina en la constitución de este fenómeno. Utilice las categorías de análisis del discurso de la lengua francesa, sobre todo: sujeto-autor de Pecheux (1988) y la función-autor de Foucault (2006), por la que se evalúa la singularidad, que aparece en los discursos de los textos a que se refiere, como la media Possenti (2008). Considera el estudiante como productor de textos y su producción como una representación de su discurso. Este estudio es descriptivo y explicativo, y se basa en la investigación bibliográfica, la observación de campo, la análisis de datos. La investigación se caracteriza por ser cualitativa y tenía como sujetos los estudiantes de la disciplina Producción y recepción de texto I, de los años 2009 y 2010, cuando la investigadora fue su maestra. Está convencido de que los sujetos se convierten en autores cuando se comportan como tal, mediante la firma de sus producciones, en que los sujetos actúan como la agrupación de los discursos, siendo responsable de unidad de sentido de su producción textual.
Palavras-chave: Escrita
Autoria
Estudantes universitários - Textos
Análise do discurso
Produção de texto
La escritura
La producción de texto
La autoría
La Analise del discurso
área CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Letras
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/5759
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

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