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Document Type: Dissertação
Title: MV Bill e o diálogo do tráfico : monitoramento de fala, estilo, identidade e preconceito lingüísticos.
Authors: Generali, Sabrina Cancoro
Issue Date: 25-Mar-2011
Advisor: Freitag, Raquel Meister Ko.
Resumo : Cada indivíduo possui uma gama (maior ou menor) de papéis sociais que entram em ação nas relações interpessoais de acordo com o contexto em que elas ocorrem. Uma das formas de constatação deste processo é pela observação dos usos e práticas linguísticas dentro de comunidades que, assim como atitudes sociais, implicam em consequências, até mesmo para aqueles indivíduos que não participam de um determinado diálogo ou discurso em que é emitido determinado juízo de valor, mas que fazem parte da comunidade referida pelo falante. Estes reflexos e consequências são investigados em textos (orais e escritos) de MV Bill um rapper reconhecido nacionalmente por suas composições, interpretações e atividades de cunho sociocultural com o objetivo de identificar se seus diferentes posicionamentos sociais (compositor, cantor, escritor e documentarista, mas ao mesmo tempo negro e morador de favela), refletidos em seus usos linguísticos, afetam a formação de opinião dos leitores de suas obras e espectadores de seu documentário sobre as personagens principais: os falcões. Estilo, monitoramento e contexto social são analisados conjuntamente sob a ótica da Sociolinguística, especificicamente Penelope Eckert (estilo e credibilidade) e William Labov (monitoramento de fala). A escolha por MV Bill como indivíduo analisado derivou-se da exposição de alguns de seus papeis sociais bastante distintos (por vezes opostos) em três livros e em um documentário desenvolvidos em parceria com o produtor musical Celso Athayde. Nesses textos, que compõem os corpora deste trabalho, o rapper revela seu amplo conhecimento linguístico, sem medir as implicaturas sociais de seus usos. Uma análise qualitativa é realizada focando os traços do ―favelês‖ e do ―carioquês‖ estratificados socialmente, extraídos tanto de textos escritos quanto orais, estes últimos analisados com base em uma transcrição ortográfica adaptada, em que foram destacadas as realizações das consoantes /S/ e /R/, clusters consonantais, redução da terminação -ndo (gerúndio) em -n[ø]o, marcas de concordância e de conjugação verbal; colocação pronominal; e elisões que ocorrem na oralidade não aplicáveis à forma escrita. A problemática destrincha-se com a definição do que significam, dentro da língua, estes usos e com o apontamento de quais são suas implicações.
Abstract: Every individual has a (bigger or smaller) range of social parts that take action among the interpersonal relations, according to the context in which they happen. One way of finding out this process is through the observation of linguistics uses and practices inside of communities that, as well as social attitudes, imply consequences, even to individuals that did not participate of a given dialog or discourse in which is issued certain value judgments, but that are part of the community referred by the speaker. These repercussions and consequences are studied in MV Bill s a well known rapper in Brazil because of his compositions, interpretations and sociocultural activities oral and written texts, aiming to identify if his many social addresses (composer, singer, writer and documentary filmmaker, but at the same time black and slum dweller), reflected in his linguistics uses, somehow affect the opinion formation of the readers of his books and viewers of his documentary about the main characters: the ―hawks‖. Style, linguistic monitoring and social context are analyzed conjunctly in this paper that has as a theoretical reference an overview of Sociolinguistics authors, based upon essentially on the confrontation of concepts from Penelop Eckert (style and credibility) and William Labov (speech monitoring). The election of MV Bill as the chosen individual to be analyzed derived of the exposure of some quite different social parts (opposites, sometimes) in his three books and a documentary, developed in a partnership with the musical producer Celso Athayde. In these texts, which make up the corpora of this study, the rapper reveals his extensive linguistic knowledge, without measuring the social implicatures of their uses. A qualitative analysis is applied to socially stratified traces of "favelês‖ and ―carioquês‖, extracted both written and oral texts. The oral texts were analyzed based on an adapted orthographic transcription in which were highlighted the performance of the consonants /S/ e /R/, consonant clusters, reduction of the ending -ndo (gerund) in -n[ø]o, concordance and verbal conjugation marks, pronoun placement, and elisions that occur commonly on speech but do not apply to written form.The issue is unraveled with the definition of what these language uses mean and with the appointment of what are their implications.
Keywords: Estilo
Identidade
Monitoramento
Estigma
Prestígio
Style
Identity
Monitoring
Stigma
Prestige
Subject CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Language: por
Country: BR
Publisher / Institution : Universidade Federal de Sergipe
Institution: UFS
Program Affiliation: Pós-Graduação em Letras
Rights: Acesso Aberto
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/5782
Appears in Collections:Mestrado em Letras

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