Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/5788
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFerraz, áurea de Aragãopt_BR
dc.date.accessioned2017-09-27T13:40:26Z-
dc.date.available2017-09-27T13:40:26Z-
dc.date.issued2010-03-30-
dc.identifier.citationFERRAZ, áurea de Aragão. A prática reflexiva na atuação docente de professores de espanhol. 2010. 171 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2010.por
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/5788-
dc.description.abstractEsta investigación presenta un estudio sobre la actuación docente de profesores de español a la luz de la práctica reflexiva. Este trabajo se cimienta en la concepción de práctica reflexiva entendida como pensar, transformar y resignificar partiendo de la idea de reflexión no sólo como proceso en el que el profesor analiza su práctica, recopila los datos, describe situaciones, elabora las teorías, ejecuta y evalúa proyectos sino también comparte sus ideas con los colegas y alumnos, estimulando discusiones en grupo.se han establecidos los siguientes objetivos: conocer la opinión de un grupo de profesores de español sobre su práctica diaria, observar cómo se realiza la práctica de cuatro profesores de español de la educación secundaria y considerar lo que dicen estos profesores sobre su práctica y lo que realmente sucede en el contexto del aula de clase. Para su desarrollo, se han adoptado los siguientes procedimientos metodológicos: revisión bibliográfica, aplicación de cuestionarios y observación de clases. Los resultados obtenidos han revelado que la reflexión existe en tanto pensar sin embargo no presenta todavía terreno fértil para transformar y resignificar la práctica docente.spa
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectReflexãopor
dc.subjectProfessor de espanholpor
dc.subjectAtuação docentepor
dc.subjectReflexiónspa
dc.subjectProfesor de españolspa
dc.subjectPráctica del profesorspa
dc.titleA prática reflexiva na atuação docente de professores de espanholpor
dc.title.alternativeLA PRÁCTICA REFLEXIVA EN ACCIÓN DOCENTE DE PROFESORES DE ESPAÑOLspa
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2901141558035626por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4444961466782283por
dc.contributor.advisor1Santana, Givaldo Melo dept_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa apresenta um estudo sobre a atuação docente de professores de espanhol à luz da prática reflexiva. O estudo teve como base o conceito de prática reflexiva entendida como pensar, transformar e ressignificar, partindo da idéia de reflexão não só como um processo em que o professor analisa sua prática, compila os dados, descreve situações, elabora teorias, executa e avalia projetos, mas que também partilha suas idéias com colegas e alunos, estimulando discussões em grupo. Estabeleceram-se como objetivos: conhecer a opinião de um grupo de professores de espanhol sobre a sua prática, observar a atuação docente de quatro professores de espanhol do ensino médio e considerar o que esses professores dizem sobre sua prática e o que realmente acontece no contexto de suas salas de aula. Para desenvolver esta pesquisa de cunho qualitativo os seguintes procedimentos foram adotados: revisão bibliográfica, aplicação de questionários e observação de aulas. Os resultados obtidos revelaram que a reflexão enquanto pensar existe, mas de maneira inconsistente e, portanto, não proporciona terreno fértil para transformar e ressignificar a prática docente.por
dc.publisher.programPós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSpor
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AUREA _ARAGAO_FERRAZ.pdf1,28 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.