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dc.contributor.authorSantos, Eleonora Vaccarezzapt_BR
dc.date.accessioned2017-09-27T13:53:39Z-
dc.date.available2017-09-27T13:53:39Z-
dc.date.issued2015-05-08-
dc.identifier.citationSANTOS, Eleonora Vaccarezza. Skin color influence in social representations about the beauty and ugliness. 2015. 148 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.por
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/5971-
dc.description.abstractThe objective of this study is to analyze the influence of skin color in the social representations of beauty and ugliness, from expostas celebrities in Brazilian television media. For this, two studies were conducted. Of the participants were 494 people livingin five regions of the country, with a mean age 25 years (SD = 9 years), who completed an online questionnaire that asked: "when it comes to beauty / ugliness in Brazil, which artist (actor, singer or presenter) comes to mind? ". Then we made a request which physical characteristics of the artist lent beauty to it. The study for skin color classification was conducted with 60 people with an average age of 30 years (SD = 9.8 years) in order to validate the skin color of the artists mentioned in the main study. Data analysis employed descriptive and inferential statistics, carried out with the help of the software "SPSS", plus textual analysis through the IRAMUTEQ software. The second study was observational, it analyzed the programming of the four major broadcast television in Brazil (Globo, Band, Record and SBT), in order to account for the presence of blacks in the weekly programming of these channels. Some of the results indicate that, regardless of the color of skin groups of participants, white models are more pointed as beauty references. In contrast, when referring to ugly, there is the increase in the black reference models. The analysis done on programming displayed in the main stations of the country showed the influence of the media in disseminating standards of beauty and invizibilazação the black aesthetic, the value of a single aesthetic type, white and European, propositions update result of the twentieth century to justify white supremacy in the dictates of beautiful patterns and non-beautiful.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRacismopor
dc.subjectRepresentações sociaispor
dc.subjectBelezapor
dc.subjectFeiurapor
dc.subjectMídiapor
dc.subjectRacismeng
dc.subjectSocial Representationseng
dc.subjectBeautyeng
dc.subjectUglinesseng
dc.subjectMediaeng
dc.titleA influência da cor da pele nas representações sociais sobre beleza e feiurapor
dc.title.alternativeSkin color influence in social representations about the beauty and uglinesseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7822494858381665por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6415718085214143por
dc.contributor.advisor1Lima, Marcus Eugênio Oliveirapt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é analisar a influência da cor da pele nas representações sociais sobre a beleza e a feiura, a partir de celebridades expostas na mídia televisiva brasileira. Para tanto, foram realizados dois estudos. Do primeiro participaram 494 pessoas, residentes em cinco regiões do país, com média de idade 25 anos (DP=9 anos), os quais responderam um questionário on-line que indagava: quando se fala em beleza/feiura no Brasil, que figura artística (ator, cantor ou apresentador) lhe vem à mente? . Em seguida foi feita uma solicitação de quais características físicas do artista conferiam beleza a ela. O estudo para a classificação da cor da pele foi realizado junto a 60 pessoas, com idade média de 30 anos (DP=9,8 anos), a fim de validar a cor da pele dos artistas citados no estudo principal. A análise dos dados empregou estatísticas descritiva e inferencial, realizadas com o auxílio do software SPSS , além de análise textual por meio do software IRAMUTEQ. O segundo estudo foi observacional, nele se analisou a programação das quatro principais emissoras de televisão aberta do Brasil (Globo, Band, Record e SBT), com o intuito de contabilizar a presença de pretos na programação semanal desses canais. Alguns dos resultados indicam que, independente dos grupos de cor de pele dos participantes, modelos brancos são mais apontados como referenciais de beleza. Em contrapartida, quando se refere à feiura, há o aumento das referências aos modelos pretos. A análise efetuada sobre a programação exibida nas principais emissoras do país evidenciou a influência da mídia na difusão de padrões de beleza e a invizibilazação da estética negra, ao valorizar um tipo único de estética, branca e européia, fruto da atualização de proposições do século XX para legitimar a supremacia branca nos ditames dos padrões de belo e do não-belo.por
dc.publisher.programPós-Graduação em Psicologia Socialpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIALpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSpor
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia

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