Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/5981
Document Type: Dissertação
Title: A conjugalidade na igreja evangélica : "o amor empresarial santificado" no discurso da Igreja Universal
Authors: Messias, Felipe Correa
Issue Date: 24-Aug-2015
Advisor: Santos, Elder Cerqueira
Resumo : A população evangélica apresenta um crescimento acelerado, o que aumenta a influência política e midiática desse grupo religioso. Com uma postura que delimita uma separação entre igreja e mundo , os fiéis buscam influenciar/converter o maior número possível de pessoas. Entre as denominações de maior sucesso está a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), a qual, tendo iniciado a campanha no Brasil, já atua em mais de 80 países. Com um forte investimento midiático, a IURD investe em livros, programas de rádio, Programas de Auditório, Jornais (Impresso e na TV), Filmes, Séries, Reality Shows, etc.. Entre essas mídias, a Escola do Amor (Love School), um programa televisivo que tem também um canal no Youtube, destaca-se ao introduzir uma pedagogia no que se refere aos relacionamentos. Com lições sobre diversos aspectos da vida conjugal, tem como público alvo casados, namorados e solteiros. A Escola do Amor se tornou um sucesso, com milhares de usuários participando de eventos presenciais e também na internet. Apresentando um grande interesse pela vida sexual dos membros, a IURD utiliza a Escola do Amor para combater a crescente secularização da sociedade, a qual traz valores diferentes dos da igreja. O presente estudo visa compreender a maneira como os valores da IURD são transmitidos aos membros através do Love School, com um foco na maneira como esses ensinamentos e expectativas são passados de maneira muitas vezes sutil. A pesquisa mostrou que os valores passados pela Escola do Amor visam, na maior parte das vezes, incentivar os fieis a seguirem valores tipicamente conservadores, valorizando sobremaneira o caráter de investimento e lucro proveniente de uma relação amorosa.
Abstract: The evangelical population is growing fast, and so is its political influence. With an approach that sets them apart of other groups, considering them secular . The church members try often converting them. Among these preachers, the Universal Church of the Kingdom of God (UCKG/IURD) is a very successful church that invests a lots on books, TV shows, Radio, etc. Among those forms of media, the Love School, a Tv Show hosted by IURD TV Channel, aims to teach how people should relate. With a range of lessons on how to live a single or married live, the Love School has become a huge success, with thousands of users watching and participating on its events. Showing great concern on how the single people deal with sexual matters, this show has traditional values that are forced to share space with a powerful secular society. This study aims to understand the way the IURD´s values are transmitted through the Love School and how its teachings and expectations may affect church members. The research showed that the Love School influenced their students to attain to strict Christian values, emphasizing that relationships are all about investment and profit.
Keywords: Igreja Evangélica
Valores
Conjugalidade
Psicologia social
Casamento
Igrejas protestantes
Valores
Evangelicalismo
Evangelical Church
Values
Conjugality
Subject CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL
Language: por
Country: BR
Publisher / Institution : Universidade Federal de Sergipe
Institution: UFS
Program Affiliation: Pós-Graduação em Psicologia Social
Citation: MESSIAS, Felipe Correa. A conjugalidade na igreja evangélica : "o amor empresarial santificado" no discurso da Igreja Universal. 2015. 132 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.
Rights: Acesso Aberto
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/5981
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FELIPE_CORREA_MESSIAS.pdf1,13 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.