Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/5987
Document Type: Dissertação
Title: Os institutos federais : reflexões sobre a ifetização a partir do processo de elaboração do regimento geral do IFS
Authors: Barbosa, Ana Cecília Campos
Issue Date: 14-Dec-2012
Advisor: Ferreri, Marcelo de Almeida
Resumo : O texto aborda uma discussão sobre a mais recente reforma no campo da educação profissional no Brasil, a ifetização. A criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia consistiu na reorganização da rede federal com a integração de CEFET, Agrotécnicas, Escolas Técnicas e Unidades vinculadas a Universidades de uma mesma região, processo que resultou no surgimento de 38 institutos. Utilizamos alguns conceitos da Análise Institucional como referencial teórico, como também um conjunto documental e bibliográfico, com o fim de desenvolver um panorama histórico para compor nossas análises. O estudo tem o objetivo de expor um trabalho reflexivo a respeito da institucionalização do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia, observando o processo de ifetização no nosso Estado por meio da elaboração do Regimento Geral do Instituto Federal de Sergipe, momento em que se encontrava o processo na época da elaboração da pesquisa. Foram discutidos os temas formação docente, programas especiais, participação da comunidade, integração e autonomia. Ao final, concluímos que apesar de ser um modelo que propõe uma ruptura com as reformas e práticas anteriores, muitos aspectos e tendências históricas se repetem no processo de institucionalização do Instituto.
Abstract: The text covers a discussion of the most recent reform in the field of professional education in Brazil, ifetização. The creation of the Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia was the reorganization of federal integration CEFETs, Agrotécnicas, Escolas Técnicas and universities units linked to the same region, a process that resulted in the appearance of 38 institutes. We use some concepts of Institutional Analysis as a theoretical as well as a set of documents and literature, in order to develop a historical overview to compose our analyzes. The study aims to expose a reflective work about the institutionalization of the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, observing the ifetização process in our state through the elaboration of the General Rules of the Instituto Federal de Sergipe, when it was in the process at the time of elaboration of this study. Themes were discussed teacher training, special programs, community participation, integration and autonomy. At the end, we concluded that despite being a model that proposes a break with past practices and reforms, many aspects and historical trends repeat themselves in the process of institutionalization of the Institute.
Keywords: Ifetização
Educação profissional
Educação tecnológica
Institucionalização
Professional education
Technological education
Institutionalization
Subject CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL
Language: por
Country: BR
Publisher / Institution : Universidade Federal de Sergipe
Institution: UFS
Program Affiliation: Pós-Graduação em Psicologia Social
Rights: Acesso Aberto
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/5987
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA_CECILIA_CAMPOS_BARBOSA.pdf1 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.