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Document Type: Dissertação
Title: Programa Mulheres Mil no Instituto Federal de Sergipe: interfaces com a educação e o trabalho
Authors: Oliveira, Maria Auxiliadora Silva Moreira
Issue Date: 11-Oct-2013
Advisor: Vasconcelos, Maria da Conceição Almeida
Resumo : Este estudo tem como objetivo analisar o Programa Mulheres Mil (PROMIL), desenvolvido no Instituto Federal de Sergipe (IFS), Campus Aracaju, e suas interfaces com as políticas de Educação e Trabalho, observando se os objetivos propostos pelo referido Programa, na esfera nacional, estão, em Sergipe, sendo alcançados, especificamente aqueles que se referem à inserção das egressas no mercado de trabalho, elevação da escolaridade e da autoestima. Respaldou-se na análise das categorias Trabalho e Educação no contexto do capitalismo, partindo do princípio de que o Trabalho é elemento fundante da sociabilidade humana e procurou compreender a forma como outros complexos sociais específicos - a exemplo da Educação -, contribuem para a reprodução do modo de produção capitalista, com foco na Educação Profissional. É um estudo de caráter qualitativo que se referenciou no método materialista-histórico-dialético e nas pesquisas bibliográfica e documental. O universo da pesquisa foi constituído por 60 (sessenta) mulheres, estudantes egressas da primeira e terceira turma do PROMIL, Campus Aracaju; e os 03 (três) primeiros gestores do Programa em Sergipe. A amostra se constituiu de 12(doze) estudantes egressas. Para a coleta de dados foram aplicados formulários, com perguntas abertas e fechadas, a gestores e estudantes egressas do referido Programa. Os resultados obtidos na pesquisa indicam que apesar de não haver maiores dificuldades na operacionalização do Programa, no contexto do IFS/Aracaju, há um distanciamento entre os objetivos propostos pelo PROMIL em âmbito nacional e os resultados alcançados em Sergipe, principalmente no que diz respeito à inserção e/ou retorno das mulheres ao mercado de trabalho e a elevação da escolaridade destas. Há um maior alcance do objetivo que tem como propósito melhorar a autoestima das mulheres participantes do Programa.
Abstract: This study aims to analyze the Thousand Women Program (PROMIL), developed at Instituto Federal de Sergipe (IFS), Campus Aracaju, and their interfaces with the policies of education and work, noting that the goals proposed by the Program, at the national are in Sergipe being achieved, specifically those that relate to the integration of recent grads in the labor market, increasing schooling and self-esteem. Backed up in the analysis of the categories work and education in the context of capitalism, assuming that the work is a fundamental element of human sociability and sought to understand how other complex social specific - like education - contribute to the reproduction the capitalist mode of production, with a focus on professional education. It is a qualitative study that is referenced in the method historicaldialectical- materialist and the bibliographical and documentary. The research consisted of sixty (60) women, students, alumni, the first and the third class PROMIL Campus Aracaju, and three (03) of the 1st program managers in Sergipe. The sample consisted of 12 (twelve) students discharged. For data collection forms were applied, with open and closed questions, managers and students discharged from that program. The results obtained in the study indicate that although there are no major difficulties in the operation of the Program, in the context of IFS / Aracaju, there is a gap between the objectives proposed by PROMIL nationwide and achievements in Sergipe, especially with regard to insertion and / or return of women to the labor market and the increase in schooling these. There is a greater range goal that are intended to improve the self-esteem of women participating in the program.
Keywords: Instituto Federal de Sergipe
IFS
Ensino profissional - Mulheres - Aracaju (SE)
Educação para o trabalho
Mercado de trabalho
Programa Mulheres Mil
Career education
Labor market
Professional education
Vocational education
Women
Subject CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Language: por
Program Affiliation: Pós-Graduação em Serviço Social
Rights: Acesso Aberto
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/6199
Appears in Collections:Mestrado em Serviço Social

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