Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/6215
Document Type: Dissertação
Title: A noção de competência no Serviço Social
Authors: Santos, Laryssa Gabriella Gonçalves dos
Issue Date: 3-Jun-2016
Advisor: Aranha, Maria Lúcia Machado
Resumo : A presente investigação tem como objeto de estudo a noção de competência no Serviço Social. Assim, o presente estudo tem o objetivo principal de investigar como está sendo tematizada a noção de competência no Serviço Social. Para atingi-lo, definiram-se três objetivos específicos: contextualizar a noção de competência a partir da relação trabalho/educação; verificar como a noção de competência é referenciada no marco legal da profissão (Lei de Regulamentação da profissão nº 8.662/1993, Diretrizes Gerais para o curso de Serviço Social da ABEPSS/1996, Diretrizes Curriculares para o curso de Serviço Social da Comissão de Especialistas em Ensino e Serviço Social/1999, as Diretrizes Curriculares para o curso de Serviço Social do Ministério da Educação (MEC)/2002, e a Política Nacional de Estágio (PNE)/2010); realizar levantamento no banco de teses e dissertações do Serviço Social que abordam a noção de competência. A incorporação dessa noção na formação e no exercício profissional indica a necessidade de análises, em função da utilização da noção de competência pelo capital. Parte-se do pressuposto que a noção de competência não tem sido amplamente discutida no Serviço Social. Para desvendar esse objeto, a investigação tem como norte o materialismo histórico dialético, por considerá-lo o método mais apropriado para revelar as suas causalidades, resgatando as mediações que lhes são inerentes a partir de categorias como totalidade e contradição. A investigação é de natureza qualitativa, caracterizando-se como pesquisa teórica. Como fontes de pesquisa recorreram-se aos documentos e legislações profissionais, bem como teses e dissertações na área de Serviço Social, produzidas no período de 2000 a 2014, levantadas no banco da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Domínio Público teses e dissertações, e em programas de pós-graduação em Serviço Social, Política Social e Políticas Públicas, através das bibliotecas online disponíveis. A hipótese norteadora do estudo: ―A noção de competência não tem sido amplamente discutida no Serviço Social‖ foi confirmada, tendo em vista que dos cincos trabalhos analisados somente o de Araújo, M. (2005) problematizou os fundamentos da noção de competência, considerando as determinações sócio-históricas.
Abstract: Esta investigación tiene como objeto de estudio la noción de competencia en el Trabajo Social. Por lo tanto, este estudio tiene el objetivo principal de investigar cómo se está tematizado la noción de competencia en el Trabajo Social. Para lograrlo, se han definido tres objetivos específicos: la contextualización de la noción de competencia a partir de la relación trabajo/educación; ver cómo se hace referencia a la noción de competencia en la legislación (Ley Reguladora de la profesión nº 8.662/1993, Directrices Generales para el curso de Trabajo Social de la ABEPSS, Directrices Curriculares para el curso de Trabajo Social de la da Comissión de Especialistas en Ensino y Trabajo Social /1999, las Directrices Curriculares para el curso de Trabajo Social de Ministério da Educação (MEC)/2002 y Política Nacional de Estágio/2010); realizar levantamiento sobre el banco de tesis y disertaciones de Trabajo Social que abordan la noción de competencia. La incorporación de la noción en la formación y la práctica profesional indica la necesidad de análisis, en función de la apropiación de la noción de competencia por el capital. Parte-se del supuesto de que la noción de competencia no ha sido ampliamente discutido en el Trabajo Social. Para desvendar este objeto, la investigación tiene como norte el materialismo histórico dialéctico, teniendo en cuenta que el método más apropiado para revelar sus causalidades, el rescate de las mediaciones propias del categorías tales como totalidad y la contradicción. La investigación es de naturaleza cualitativa, caracterizada como la investigación teórica. Como fuentes de investigación recurrieron a los documentos y legislación profesional, así como las tesis y disertaciones en el área de Trabajo Social, producida desde 2000 hasta 2014, en el Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Dominio Público tesis y disertaciones, y programas de pos-graduación en Trabajo Social, Política Social y Política Pública, disponibles en las bibliotecas digitales. La hipótesis guía del estudio : " La noción de competencia no ha sido ampliamente discutido en el Trabajo Social " se confirmó , ya que los cinco estudios analizados solamente Araujo , M. (2005 ) problematizó las bases de la noción de competencia,teniendo en cuenta determinaciones socio- históricos.
Keywords: Serviço social
Noção de competência
Capitalismo contemporâneo
Aspectos sociais do serviço social
História do serviço social
Assistentes sociais
Noción de competencia
Trabajo social
Capitalismo contemporaneo
Formação profissional
Formação de assistentes sociais
Subject CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Sponsorship: Fundação de Apoio a Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe - FAPITEC/SE
Language: por
Country: Brasil
Publisher / Institution : Universidade Federal de Sergipe
Institution: UFS
Program Affiliation: Pós-Graduação em Serviço Social
Citation: SANTOS, Laryssa Gabriella Gonçalves dos. A noção de competência no Serviço Social. 2016. 118 f. Dissertação (Pós-Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2016.
Rights: Acesso Aberto
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/6215
Appears in Collections:Mestrado em Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LARYSSA_GABRIELLA_G_SANTOS.pdf1,18 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.