Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/6265
Document Type: Dissertação
Title: O catolicismo midiático: a evangelização do Padre Fábio de Melo
Authors: Mendonça, Henriete Cabral
Issue Date: 22-Aug-2013
Advisor: Andrade Júnior, Péricles Morais de
Resumo : Esta pesquisa tem como objetivo de analisar os recursos midiáticos e a produção dos bens simbólicos do padre Fábio de Melo como um representante do catolicismo midiático. Busca-se também analisar a comunicação social da Igreja Católica que sinaliza para um catolicismo midiático com o intuito de manter a hegemonia no campo religioso, identificar a abrangência dos recursos midiáticos deste padre como estratégia de reafirmar e estimular o catolicismo midiático, verificando as tensões na valorização do desempenho da atuação artística em detrimento da atuação de padre tradicional. Parte-se da premissa que a atuação deste agente religioso reforça um estilo contemporâneo de sacerdote católico, com significativa inserção na mídia religiosa e leiga e ampliação das fronteiras desta modalidade de catolicismo na lógica do mercado. Dito de outro modo, os recursos midiáticos e bens simbólicos deste agente reforçam um novo estilo de padre , constituído a partir de um habitus sacerdotal midiático. Destaca-se a aparência de espírito de marca como uma celebridade e a seu traço distintivo marcado pela televisibilidade. Por fim, enfoca-se como as comunidades virtuais no ciberespaço comprovam a legitimação da produção midiática do padre Fábio de Melo no campo religioso contemporâneo, que atende a lógica do catolicismo midiático e adentra nos ditames da indústria cultura.
Abstract: The purpose of this research is to analyze Father Fabio de Melo´s media resources and his production of symbolic goods as a representative of the Catholic media. It also seeks to analyze Catholic Church social communication which flags a Catholicism media in order to maintain hegemony among other religions; identify the comprehensiveness of the media resources of this priest as a strategy to reassert and stimulate Catholicism media, and check the stress tensions in the appreciation of the artistic performance over the traditional role of a priest. It starts with the premise that the activities of this Clergy stress a contemporary Catholic priesthood, with significant inclusion in the religious and laical media, and expanding frontiers of this type of Catholicism in the logic of the market. In other words, this agent´s symbolic goods and media resources reinforce a new ´style of priest´, composed from a media priesthood habitus. It hilights his appearances as a celebrity with an emphasized televisibility, which are his brand spirit. Finally, we focus how virtual communities in cyberspace prove the legitimacy of Father Fabio de Melo´s media production in modern religious field, which meets the logic of Catholicism media and complies the industrial cultural standards.
Keywords: Religião e sociologia
Sociologia
Cristianismo
Religião
Comunicação de massa
Igreja Católica
Padre Fábio de Melo
Sociologia das religiões
Catolicismo
Mídia
Ciberespaço
Christianity
Mass media
Mass media
Religion
Religion and sociology
Sociology
Subject CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Language: por
Program Affiliation: Pós-Graduação em Sociologia
Rights: Acesso Aberto
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/6265
Appears in Collections:Mestrado em Sociologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HENRIETE_CABRAL_MENDONCA.pdf6,52 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.