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dc.contributor.authorMenezes, Maria Aparecida Alvespt_BR
dc.date.accessioned2017-09-27T19:44:19Z-
dc.date.available2017-09-27T19:44:19Z-
dc.date.issued2015-07-30-
dc.identifier.citationMENEZES, Maria Aparecida Alves. Letramento e educação inclusiva : construindo práticas de leitura e escrita no ensino fundamental II. 2015. 119 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.por
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/6413-
dc.description.abstractThis research report aims to present the application of a didactic sequence with the genre cooking recipe in a class of 6th grade Elementary School a center of specialized education of Salvador - BA. It aims to investigate the gender contribution to the expansion of skills and communication skills and literacy of students, in their different functions and purposes. We use the methodology of action research, qualitative and interpretative nature and interventional approach. This research is guided by the theoretical assumptions of Galvão Filho (2009), Sassaki (1997; 2005a; 2005b) regarding inclusive education. For the concepts of literacy, reading, writing and genre were utilized Soares studies (2004; 2010), Kleiman (1995; 2001), Marcuschi (2002; 2005; 2008) and National Curriculum Standards of Portuguese Language Teaching Elementary School (1998), among others. The results reveal that the language teaching using the genre is configured as the body in access to linguistic knowledge necessary for effective socio-cultural activities and expansion of the literacy process of the students.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLetramentopor
dc.subjectGêneros textuaispor
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectGêneros literáriospor
dc.subjectMaterial didáticopor
dc.subjectLiteracyeng
dc.subjectTextual Gendereng
dc.subjectInclusive educationeng
dc.titleLetramento e educação inclusiva : construindo práticas de leitura e escrita no ensino fundamental IIpor
dc.title.alternativeLiteracy and inclusive education : building practices of reading and writing in elementary educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8315671416818937por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6715427937592687por
dc.contributor.advisor1Carvalho, Maria Leônia Garcia Costapt_BR
dc.description.resumoO presente relatório de pesquisa visa apresentar a aplicação de uma sequência didática com o gênero textual receita culinária em uma turma do 6º ano do ensino fundamental de um centro de atendimento educacional especializado de Salvador BA. Objetiva investigar a contribuição do gênero na ampliação das competências e habilidades comunicativas e de letramento dos alunos, em suas diferentes funções e finalidades. Utilizamos a metodologia da pesquisa-ação, de abordagem qualitativa e natureza interpretativa e interventiva. Esta pesquisa orienta-se pelos pressupostos teóricos de Paul Bercherie (2001); Pan (2008), acerca da concepção de deficiência intelectual. Em relação à Educação Inclusiva foram utilizados os estudos de autores como Galvão Filho (2009), Glat (1998), Sassaki (1997; 2004; 2005a; 2005b), dentre outros. As concepções de Kleiman (1995), Rojo (2006) e Soares (2004; 2010) sustentaram a noção de letramento como prática social. Para a concepção de leitura e produção textual foram abordadas as contribuições de teóricos como Koch e Elias (2012), Kleiman (2001), Leffa (1996), Solé (1998) e Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II (1998). Para a noção de gênero textual, a pesquisa se fundamentou nos conceitos de Bakhtin (1997), Marcuschi (2002; 2005; 2008) e Dolz, Noverraz, e Schneuwly (2004). Os resultados permitiram revelar que o ensino da língua utilizando gêneros textuais se configura enquanto instância de acesso a saberes linguísticos necessários para a efetiva atuação sociocultural e ampliação do processo de letramento dos alunos.por
dc.publisher.programPós-Graduação Profissional em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSpor
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