Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/6417
Tipo de Documento: Dissertação
Título: Estratégias de retextualização : de conto a curta-metragem em prática escolar
Autor(es): Oliveira, Vanusia Maria dos Santos
Data do documento: 28-Jul-2015
Orientador: Cardoso, Denise Porto
Resumo: Este relatório de pesquisa tem por objetivo apresentar uma proposta de prática de ensino presente nesta investigação cujo produto é um Caderno Pedagógico. A pesquisa é tentativa de resposta ao seguinte anseio: que estratégias não só viabilizam a leitura e a produção textual, mas também motivam os estudantes a participar destas práticas pedagógicas de maneira interativa? O Caderno contém a fonte de pesquisa que fundamenta a proposta de atividade, as ações que entrelaçadas concretizam as estratégias propostas, o passo a passo para executá-las, uma palavra final acerca da propositura, aprofundando sugestões de leitura, e as referências utilizadas. O objetivo é promover a leitura e a produção textual por meio de estratégias de retextualização calcadas na avaliação e no desempenho da inteligência múltipla interpessoal. Tais estratégias justificam-se pelo fato de que as demandas sociais exigem do alunado multiletramento e perfil interativo, e a escola precisa acompanhar esses avanços. Esta proposta tem como base, dentre outros, os estudos de Cosson (2006), Marcuschi (2010), Dell Isola (2007), Koch e Elias (2012), Koch, Bentes e Cavalcante (2008), Gardner (1994). A mediação da execução das atividades ocorreu em uma turma do oitavo ano, em Aracaju/SE, e o resultado evidenciou que oportunizar prática de leitura e escrita por meio de estratégias de retextualização, bem como motivar os estudantes a participar delas a partir do incentivo ao desenvolvimento da inteligência múltipla interpessoal é algo construtivo. No relatório, inicialmente, os aspectos teóricos que fundamentam a proposta são explicitados; em seguida, a proposição da pesquisa e a maneira como a execução da sequência básica foi mediada é apresentada e, por fim, o resultado da investigação é analisado e no Caderno Leitura, câmera, ensino! constam orientações acerca de como desenvolver a proposta.
Abstract: Este relatorio de investigación tiene el objetivo de presentar una propuesta de práctica de enseñanza cuyo producto es un Cuaderno Pedagógico. El estudio es el intento de respuesta a la siguiente cuestión: ¿qué estrategias no sólo hacen posible la lectura y producción textual, sino también motivan los estudiantes a participar de estas prácticas pedagógicas de modo interactivo? El Cuaderno contiene la fuente de investigación que fundamenta la propuesta de actividades, las acciones que entrelazadas concretizan las estrategias propuestas, el paso a paso para ejecutarlas, una palabra acerca de proponer, profundizando sugerencias de lectura, y las referencias utilizadas. El objetivo es promover la lectura y la producción textual a través de estrategias de retextualización fundamentadas en la evaluación y en el desempeño de la inteligencia múltipla interpersonal. Tales estrategias se justifican por el hecho de que las demandas sociales exigen de los estudiantes multiletramento y perfil interactivo, y la escuela necesita acompañar estos avances. Esta propuesta es basada en los estudios de Cosson (2006), Marcuschi (2010), Dell´Isola (2007), Koch y Elias (2012), Koch, Bentes y Cavalcante (2008), Gardner (1994) y otros más. La mediación de la ejecución de las actividades se pasó en un grupo de octavo año, en Aracaju/Se y el resultado relató que oportunizar práctica de lectura y escrita a través de estrategias de retextualización, así como motivar los estudiantes a participar a partir del incentivo al desarrollo de inteligencia múltipla interpersonal es algo constructivo. En el relatorio, a principio, los aspectos teóricos que fundamentan la propuesta son explicitados; enseguida, la proposición de la investigación y el modo como la ejecución de la secuencia básica fue mediada es presentada y, por fin, el resultado es analisado y en Cuaderno ¡ Lectura, Cámara, enseñanza! hay orientaciones acerca de como desarrollar la propuesta.
Palavras-chave: Caderno pedagógico
Leitura
Produção Textual
Estratégias de retextualização
Inteligência Múltipla Interpessoal
Crítica textual
Cinema e literatura
Material didático
Cinema na educação
Cuaderno pedagógico
Lectura
Producción textual
Estrategias de retextualización
Inteligencia Múltipla Interpersonal
área CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Idioma: por
País: BR
Instituição/Editora: Universidade Federal de Sergipe
Sigla da Instituição: UFS
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação Profissional em Letras
Citação: OLIVEIRA, Vanusia Maria dos Santos. Estratégias de retextualização : de conto a curta-metragem em prática escolar. 2015. 109 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/6417
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VANUSIA_MARIA_SANTOS_OLIVEIRA.pdf1,63 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.