Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/6441
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Gil Robson de Oliveira-
dc.date.accessioned2017-09-27T19:44:34Z-
dc.date.available2017-09-27T19:44:34Z-
dc.date.issued2016-12-07-
dc.identifier.citationSANTOS, Gil Robson de Oliveira. Fórum no ambiente Whatsapp : estratégia de apropriação de uso da escrita do artigo de opinião no 9º ano. 2016. 149 f. Dissertação (Pós-Graduação Profissional em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2016.por
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/6441-
dc.description.abstractThis report aims to present the action-research results, took place at the CEJBN/SE, enclosing the usage of the cellphone application designed to instantaneous messages exchange – WhatsApp – as a strategy to the students of the 9º grade of the elementary school to develop competences in order to the opinion genre article text producing practise. The research is based on Koch, Boff and Marinello (2009/2014) studies concerning the work with the textual genres, beginning from systematic daily actions sequence: Soares (2002) about literacies on Cyberculture and Rojo (2015) about multiliteracy. The methodology employed is proposed by Dolz and Schneuwly, recognized as Didactic Sequence. The justification for the fulfiment of this research is reasoned by the range of teaching actions amlplification needs which absorbs the disposable digital technologies, both as alongside the student literacy on the cyberculture scope and, mainly, as their competence on the written modality upgrading. The final product resulting the action-research is registred in a Pedagogical Notebook that aims to socialize the didactic actions experiences with other elementar school portuguese language teachers.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEscritapor
dc.subjectEscrita criativapor
dc.subjectEscrita criativa (ensino fundamental)por
dc.subjectGêneros literáriospor
dc.subjectLetramentospor
dc.subjectGrupos de discussão pela Internetpor
dc.subjectRedes sociais onlinepor
dc.subjectArtigo de opiniãopor
dc.subjectMultiletramentospor
dc.subjectWhatsApppor
dc.subjectOpinion articleeng
dc.subjectLiteracieseng
dc.subjectMultiliteracieseng
dc.titleFórum no ambiente Whatsapp : estratégia de apropriação de uso da escrita do artigo de opinião no 9º anopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0406061267876296por
dc.contributor.advisor1Almeida, Laura Camila Braz de-
dc.description.resumoEste relatório tem por objetivo apresentar os resultados da pesquisa-ação realizada no CEJBN/SE, envolvendo o uso do aplicativo de celular para troca de mensagens instantâneas – WhatsApp – como estratégia para alunos do 9ª ano do ensino fundamental desenvolverem competências para a prática da produção de texto do gênero artigo de opinião. A pesquisa baseia-se nos estudos de Köch, Boff e Marinello (2009/2014) sobre o gênero textual artigo de opinião; Dolz e Schneuwly (2004), sobre o trabalho com os gêneros textuais a partir de uma sequência sistemática de ações didáticas; Soares (2002) sobre letramentos na Cibercultura e Rojo (2015), sobre multiletramentos. A metodologia empregada é a proposta por Dolz e Schneuwly, reconhecida como Sequência Didática. A justificativa para a realização da pesquisa se dá pela necessidade de se ampliar o rol de alternativas de ações de ensino que absorva as tecnologias digitais disponíveis, tanto a favor do letramento do aluno no âmbito da cibercultura quanto e, sobretudo, do aprimoramento de sua competência na modalidade escrita. O produto final da pesquisa-ação realizada está registrado em um Caderno Pedagógico que visa socializar a experiência das ações didáticas com outros docentes de língua portuguesa do ensino fundamental.por
dc.publisher.programPós-Graduação Profissional em Letraspor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSpor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GIL_ROBSON_OLIVEIRA_SANTOS.pdf10,77 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.