Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/6442
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAndrade, Alexsandra Dantas Oliveira-
dc.date.accessioned2017-09-27T19:44:34Z-
dc.date.available2017-09-27T19:44:34Z-
dc.date.issued2015-08-05-
dc.identifier.citationANDRADE, Alexsandra Dantas Oliveira. A canção como instrumento para o letramento lírico. 2015. 160 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2015 .por
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/6442-
dc.description.abstractThis paper presents a proposal to the lyrical genre teaching in the 7th year of Elementary Education Major. It shows the place of poetry, that is, as the lyric text can contribute to the formation of readers and the lyrical literacy. The proposal contemplates the use of songs of Brazilian Popular Music (MPB) to work lyrical resources. It is a multimodal proposal that brings the songs to go beyond the presentation of theories, becoming a tool to achieve the desire to hear good music, to seek the understanding and interpretation of the letters and identify literary devices present in the MPB songs. All this associated with the use of new Information and Communication Technologies (ICT) as a means for realization of this project. This work has a rich theoretical contribution of Octavio Paz, Salvatore D'Onofrio, Rildo Cosson, Antonio Candido, Anazildo Vasconcelos da Silva, Manoel Reis, Sylvia Helena Cyntrão, Antonio Carlos Xavier, Sánchez Miguel etc.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCançãopor
dc.subjectLetramento líricopor
dc.subjectMúsica Popular Brasileira (MPB)por
dc.subjectTecnologias da informação e comunicação (TIC)por
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectSongeng
dc.subjectLyrical literacyeng
dc.subjectICTeng
dc.titleA canção como instrumento para o letramento líricopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8712920325447851por
dc.contributor.advisor1Ramalho, Christina Bielinski-
dc.description.resumoO presente trabalho traz uma proposta para o ensino do gênero lírico no 7º ano do Ensino Fundamental Maior. Nele apresenta-se o lugar da poesia, isto é, como o texto lírico pode contribuir para a formação de leitores e para o letramento lírico. A proposta contempla o uso de canções da Música Popular Brasileira (MPB) para trabalhar recursos líricos. Trata-se de uma proposta multimodal que traz as canções para ir além da apresentação de teorias, tornando-se uma ferramenta capaz de atingir o desejo de ouvir uma boa música, de buscar o entendimento e a interpretação das letras e de identificar os recursos literários presentes em canções da MPB. Tudo isso associado ao uso das novas Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC) que são meios para realização desse projeto. Esse trabalho conta com a rica contribuição teórica de Octávio Paz, Salvatore D’Onofrio, Rildo Cosson, Antonio Candido, Anazildo Vasconcelos da Silva, Manoel Reis, Sylvia Helena Cyntrão, Antonio Carlos Xavier, Sánchez Miguel etc.por
dc.publisher.programPós-Graduação Profissional em Letraspor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSpor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALEXSANDRA_DANTAS_OLIVEIRA_ANDRADE.pdf1,19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.