Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/6447
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorGomes, Maiane Moura-
dc.date.accessioned2017-09-27T19:44:36Z-
dc.date.available2017-09-27T19:44:36Z-
dc.date.issued2016-12-15-
dc.identifier.citationGOMES, Maiane Moura. Leitura literária de saudade da vila : lei 10.639/03 em sala de aula. 2016. 134 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2016 .por
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/6447-
dc.description.abstractThis dissertation named “Leitura literária de Saudade da Vila: Lei 10.639/03 in classroom” presents a work proposal for the final years of Elementary School, through the reading of a literary work for children which focuses on social issues. This research aims to develop a literay reading proposal that closes the book and the reader, in order to guarantee that Literature has more space in the classroom and, through this, the students at 6th grade in a public school in Bahia, have a conscious and reflective reading formation. Therefore, we use the concepts of reading, literary reading, literary literacy, model reader, recepcional method, basic sequence, children and youth literature, afro-Brazilian literature, racism at school, character under the perspective of Jouve (2002), Cosson (2010, 2011), Cruz (2012), Franco (2011), Eco (1986), Bordini e Aguiar (1988), Zilberman (2003, 2009), Filipouski (2012), Coelho (1991), Turchi (2006), Costa (2002), Silva (1995), Munanga (2005), Gomes (2016), Rodrigues (2011), Duarte (2008), Brait (1985), Candido (2007), Rosenfeld (2007), Cavalleiro (2007), among others. Besides, we also use The National Curriculum Standards (1988), National Curriculum Guidelines for Education and Ethnic-racial Relationships and for the Afro-Brazilian History and Culture and Law 10.639/03. In order to achieve the goals of this work, we have elaborated a sequence of activities, based on the receptional method and on the basic sequence, that has explored the literary work Saudade da Vila, by Luiz Galdino. The sequence was divided in four moments: talk early, introduction, reading and interpretation, which has facilitated the proposal aplication and the involvment of students. This research has adopted as metodological tool the research-action approach. Because of this choice, in all the steps of the work, we have searched to involve the students and enhance the literary reading to discuss the ethnic-racial issues. We have divide this dissertation into the sections of theoretical foundation, metodology and data analysis. We hope, therefore, that the experience with literary reading developed in this work can motivate other teachers and contribute to challenge of forming good readers.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectEtnicorracialpor
dc.subjectLiteratura infanto-juvenilpor
dc.subjectLeitura literáriapor
dc.subjectLiteratura afro-brasileirapor
dc.subjectSchooleng
dc.subjectEthnic-racialeng
dc.subjectChildren and youth literatureeng
dc.subjectLiterary readingeng
dc.subjectAfro-Brazilian literatureeng
dc.titleLeitura literária de saudade da vila : lei 10.639/03 em sala de aulapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0546248455568981por
dc.contributor.advisor1Santos, Jeane de Cássia Nascimento-
dc.description.resumoEsta Dissertação denominada “Leitura literária de Saudade da Vila: Lei 10.639/03 em sala de aula” apresenta uma proposta de trabalho para o Ensino Fundamental II, a partir da leitura literária de uma obra infanto-juvenil atenta às questões sociais. Objetiva desenvolver uma proposta de leitura literária que aproxime a obra do leitor, a fim de que a Literatura tenha mais espaço na sala de aula e, por meio dela, os estudantes do sétimo ano de uma escola da rede pública municipal da Bahia, tenham uma formação leitora consciente e reflexiva. Para tanto, utilizamos os conceitos de leitura, leitura literária, letramento literário, leitor-modelo, método recepcional, sequência básica, literatura infanto-juvenil, literatura Afro-Brasileira, racismo na escola, personagem sob a perspectiva de Jouve (2002), Cosson (2010, 2011), Cruz (2012), Franco (2011), Eco (1986), Bordini e Aguiar (1988), Zilberman (2003, 2009), Filipouski (2012), Coelho (1991), Turchi (2006), Costa (2002), Silva (1995), Munanga (2005), Gomes (2016), Rodrigues (2011), Duarte (2008), Brait (1985), Candido (2007), Rosenfeld (2007), Cavalleiro (2007), entre outros; além dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e da Lei 10.639/03. Para atingirmos os propósitos desse trabalho, foi elaborada uma sequência de atividades, baseada no método recepcional e na sequência básica, que explorou a obra literária Saudade da Vila, de Luiz Galdino. A sequência foi dividida em quatro momentos: início de conversa, introdução, leitura e interpretação, o que facilitou a aplicação da proposta de intervenção e o envolvimento dos discentes. Esta pesquisa adotou como instrumento metodológico a pesquisa-ação, por esse motivo em todas as etapas do trabalho procuramos envolver os estudantes e potencializar a leitura literária que discute as questões etnicorraciais. Dividimos esta Dissertação nas seções da fundamentação teórica, metodologia e análise de dados. Esperamos, dessa forma, que a experiência com a leitura literária desenvolvida neste trabalho motive outros professores a contribuir com o desafio de formar bons leitores.por
dc.publisher.programPós-Graduação Profissional em Letraspor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSpor
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Letras

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MAIANE_MOURA_GOMES.2.pdf7,1 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.