Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/6454
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRocha, Lucicleide Costa-
dc.date.accessioned2017-09-27T19:44:42Z-
dc.date.available2017-09-27T19:44:42Z-
dc.date.issued2015-08-12-
dc.identifier.citationROCHA, Lucicleide Costa. Leitura e compreensão textual : uma proposta para o 9º ano a partir de tirinhas. 2015. 64 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2015.por
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/6454-
dc.description.abstractThis Work of Final Conclusion aims to present a pedagogical proposal to the work with the reading and comprehension of the textual genre strip. For this end it was created a workshop and two video lessons with focus on the development of a reading and comprehension of this genre specifically for students in 9th grade of Elementary School. In order to reach this purpose, it was put in evidence the script break mechanism or linearity, so common to these texts and responsible for the construction of humor present in this genre. As theoretical apparatus, designs were used on the textual and / or gender and reading grounded in the postulates of Bakhtin (1997), Marcuschi (1996, 2008), Koch (2002), Antunes (2003), Leffa (1996), among others, in addition to the conceptions and orientatios for the maternal language teaching proposed by PCNs (3rd and 4th cycles of elementary school).eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTirinhas em quadrinhospor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectGêneros literáriospor
dc.subjectHistórias em quadrinhospor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectComic stripseng
dc.subjectReadingeng
dc.subjectComprehensioneng
dc.subjectTeachingeng
dc.titleLeitura e compreensão textual : uma proposta para o 9º ano a partir de tirinhaspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6424364546044170por
dc.contributor.advisor1Reis, Mariléia Silva dos-
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão Final tem como objetivo apresentar uma proposta pedagógica para o trabalho com a leitura e compreensão do gênero textual tirinha. Para este fim, foram elaboradas uma oficina e duas vídeo-aulas com foco no desenvolvimento de uma leitura e compreensão desse gênero textual especificamente por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Para o alcance desse objetivo, colocou-se em evidência o mecanismo de quebra de script ou linearidade, tão comum a esses textos e responsável pela construção de humor presente no referido gênero. Como aparato teórico, foram utilizadas concepções sobre os gêneros textuais e/ou discursivos e leitura alicerçadas nos postulados de Bakhtin (1997), Marcuschi (1996; 2008), Koch (2002), Antunes (2003), Leffa (1996), entre outros, além das concepções e orientações para o ensino de língua materna propostas pelos PCNs (3º e 4º ciclos do ensino fundamental).por
dc.publisher.programPós-Graduação Profissional em Letraspor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSpor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUCICLEIDE_COSTA_ROCHA.pdf1,33 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.