Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/6457
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorSantana, Simone Menezes Costa dept_BR
dc.date.accessioned2017-09-27T19:44:43Z-
dc.date.available2017-09-27T19:44:43Z-
dc.date.issued2015-07-28-
dc.identifier.citationSANTANA, Simone Menezes Costa de. Ambiguidade, anúncio publicitário e interpretação de texto. 2015. 98 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.por
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/6457-
dc.description.abstractStudies have shown that reading and comprehension skills are the most relevant problems in not only Portuguese classes, but also in Education in general. It is fundamental then that schools take some measures as to encourage reading, text comprehension, and the use and recognition of different oral and written genres with which readers come across daily. Taking that into consideration, the objective of this report is to present the results of the first phase of the application of the Activities Module, titled Ambiguity, advertisement and text comprehension, whose purpose, taking into account the study of ambiguity in advisements, is to motivate students to do reading and text comprehension activities, in a 9th grade class. That module was theoretically and methodologically designed according to Cosson´s (2004) perspective. According to him, a Didactic Sequence (DS) involves the following steps: motivation, introduction, reading and interpretation. As theoretical support, Cançado (2004), Martins (1994), Marcuschi (2008) and Koch & Elias (2012), among others, were also important references since they understand reading as a dialogue involving reader/text/writer. The analysis of this first phase revealed a positive balance, because the students satisfactorily corresponded to all proposed suggestions, showing interest, actively participating in the reading, text interpretation and comprehension activities, focusing on the phenomenon of ambiguity in advisements. This reinforces the idea that children and teenagers surrender in a more open and immediate way when motivational proposals brings up a model that lets them interact creatively. One more aspect that is positive about the module is the possibility of establishing a closer connection between theory and practice, enabling similar activities involving other contents and topics to take place.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectProdução de sentidopor
dc.subjectInterpretaçãopor
dc.subjectCompreensão de textopor
dc.subjectAmbiguidadespor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectCríticapor
dc.subjectCompreensão na leiturapor
dc.subjectMaterial didáticopor
dc.subjectReadingeng
dc.subjectMeaning makingeng
dc.subjectInterpretationeng
dc.subjectText comprehensioneng
dc.subjectAmbiguityeng
dc.titleAmbiguidade, anúncio publicitário e interpretação de textopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6053651437511955por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7766568615672480por
dc.contributor.advisor1Silva, Leilane Ramos dapt_BR
dc.description.resumoEstudos têm mostrado que a leitura e a compreensão de texto ainda se configuram como os problemas mais relevantes no ensino de Língua Portuguesa, senão da Educação de modo geral. É mister, então, que a escola adote medidas variadas quanto ao incentivo à leitura, à interpretação, ao uso e ao reconhecimento dos diversos gêneros orais e escritos a que o leitor é apresentado diariamente. A par desse cenário, o objetivo deste relatório é apresentar o resultado da primeira etapa de aplicação do Módulo de Atividades, intitulado Ambiguidade, anúncio publicitário e interpretação de texto, cujo propósito, a partir do trabalho com o estudo da veiculação do fenômeno da ambiguidade em anúncios publicitários, é estimular o estudante a uma prática de leitura e de compreensão do texto, em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental. Tal módulo foi estruturado teórico-metodologicamente a partir da perspectiva de Cosson (2004), para quem uma Sequência Didática (SD) se constitui nas seguintes etapas: motivação, introdução, leitura e interpretação. Como suporte teórico, destacam-se, ainda, os estudos de Cançado (2008), Martins (1994), Marcuschi (2008) e de Koch e Elias (2012), entre outros que entendem ato de ler como o resultado do diálogo entre leitor/texto/autor. A análise dessa primeira aplicação revelou um saldo positivo, na medida em que os alunos atenderam, satisfatoriamente, a todas as propostas sugeridas, demonstrando interesse, participando ativamente das atividades de leitura, de interpretação e de compreensão de texto, focando o olhar no fenômeno da ambiguidade no anúncio publicitário. Isso ratifica a ideia de que crianças e adolescentes se entregam de maneira mais aberta e imediata quando a proposta de motivação traz uma moldura, um modelo, um estímulo que lhes permitam interagir de modo criativo. Para além desse peculiar, o referido módulo respalda-se, justamente, por oferecer ao professor a possibilidade de se estabelecer uma relação mais estreita entre teoria e prática, podendo servir de suporte para que outros conteúdos e temas sejam trabalhados.por
dc.publisher.programPós-Graduação Profissional em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSpor
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Letras

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SIMONE_MENEZES_COSTA_SANTANA.pdf2,81 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.