Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/6464
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Coelho, Márcia Cristina Maia | - |
dc.date.accessioned | 2017-09-27T19:44:47Z | - |
dc.date.available | 2017-09-27T19:44:47Z | - |
dc.date.issued | 2015-07-31 | - |
dc.identifier.citation | COELHO, Márcia Cristina Maia. Argumentação e persuasão na sala de aula : o gênero propaganda. 2015. 90 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2015 . | por |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/handle/riufs/6464 | - |
dc.description.abstract | The present work deals with the argumentation and persuasion found in the genre advertising and aims to highlight the importance of rhetoric in understanding, interpretation, analysis and production of texts in the classroom, enabling the experience in the educational environment to make it a learning space with expansion of knowledge and not just reproduction. By analyzing the persuasive elements found in this genre that reaches the classroom in various ways, including through the media, we create strategies that provide students conditions to become critical readers and writers. This study is a qualitative-interpretive and didactic and pedagogical application focus, your sample consists of advertisements that will be extracted from the media. Taking into account the characteristics that mark out, we will provide moments of analysis, sharing and interaction. To better contribute to the practice of the teacher in the classroom, this work is accompanied by an educational notebook with practical suggestions for activities involving the topics that will be discussed here. For both will report to some authors such as José Luiz Fiorin that privileges analysis of persuasive texts; the applied research within psychology and education, conducted by Schneuwly and Dolz , which aim to develop didactic sequences for the teaching and learning of speech genres as instruments of communication and social interaction; the modern theory of argumentation or New rhetoric, Perelman and Olbrechts founded by Tyteca -analyzing the reasoning transcribed in printed texts , among others. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Sergipe | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Argumentação | por |
dc.subject | Persuasão | por |
dc.subject | Gêneros textuais | por |
dc.subject | Propaganda | por |
dc.subject | Mídias | por |
dc.subject | Retórica | por |
dc.subject | Lógica | por |
dc.subject | Crítica textual | por |
dc.subject | Argument | eng |
dc.subject | Persuasion | eng |
dc.subject | Genre | eng |
dc.subject | Advertising | eng |
dc.subject | Media | eng |
dc.title | Argumentação e persuasão na sala de aula : o gênero propaganda | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4725635320365173 | por |
dc.contributor.advisor1 | Mariano, Márcia Regina Curado Pereira | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho versa sobre a argumentação e a persuasão encontradas no gênero textual propaganda e tem por objetivo destacara importância da retórica para a compreensão, interpretação, análise e produção de textos em sala de aula, possibilitando que a vivência no ambiente educacional se transforme em momentos de aprendizagem com ampliação de conhecimentos e não apenas de reprodução.Ao analisar os elementos persuasivos encontrados nesse gênero textual, que chega até a sala de aula de diversas maneiras, inclusive através das mídias,iremos criar estratégias que proporcionem aos alunos condições para tornarem-se leitores e escritores críticos. Este estudo tem um enfoque qualitativo-interpretativo e de aplicação didático-pedagógica e sua amostra é composta por propagandas que foram extraídas da mídia. Levando-se em conta as características que demarcam esse gênero, iremos proporcionar momentos de análise, compartilhamento e interação. Para melhor contribuir com a prática do professor em sala de aula, este trabalho é acompanhado por um caderno pedagógico com sugestões de atividades práticas envolvendo os temas que aqui serão discutidos. Para tanto nos reportaremos aalguns autores, tais como, Fiorin, que privilegia análises de textos persuasivos; às pesquisas aplicadas no âmbito da psicologia e da educação, realizadas por Schneuwly e Dolz, que têm como objetivo o desenvolvimento de sequências didáticas para o ensino-aprendizagem dos gêneros do discurso como instrumentos de comunicação e interação social; à teoria moderna da argumentação ouNova retórica, fundada por Perelman e Olbrechts-Tyteca que analisam os raciocínios transcritos em textos impressos, dentre outros. | por |
dc.publisher.program | Pós-Graduação Profissional em Letras | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFS | por |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Letras |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
MÁRCIA_ CRISTINA _MAIA _COELHO pdf.pdf | 10,43 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir | |
MÁRCIA CRISTINA MAIA COELHO - Caderno Pedagógico.pdf | 1,6 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.