Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/6473
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMenezes, Marylin Vieira dept_BR
dc.date.accessioned2017-09-27T19:44:51Z-
dc.date.available2017-09-27T19:44:51Z-
dc.date.issued2015-07-27-
dc.identifier.citationMENEZES, Marylin Vieira de. Quiz digital Leitura em Ação : objeto de aprendizagem na formação do leitor crítico no ensino fundamental II. 2015. 95 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.por
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/6473-
dc.description.abstractThis work aims to present the digital quiz Reading in Action, in which defends the conception of language as social interaction, promotes the teaching of the imperative and the linguistic-discursive interpretative analysis having as a guiding model, the three-dimensional model of Fairclough (2001) . The methodology used was action research, qualitative and interpretative approach and interventional nature. The views held by Kleiman (2002), Nascimento (2004), Rojo (2009), Scherre (2007), among others, were used as theoretical basis. In this digital quiz, are comic strips, cartoons and songs that serve as textual supports for the interpretative analysis during critical reading. It is multimodality texts and promotes interaction between student-game-learning dynamically. It was developed in order to enable the teacher an auxiliary tool in building the knowledge of their students and to enable both the student and the teacher feedback on the development of critical reading competence of students. It was applied in Public School President Costa e Silva, in 9th grade C2. Data analysis revealed that the inclusion of digital objects during the teaching-learning process is necessary as a complementary tool to the already existing in the construction of knowledge interactively.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectQuiz digitalpor
dc.subjectLeitura críticapor
dc.subjectImperativopor
dc.subjectInteração socialpor
dc.subjectCríticapor
dc.subjectInternet na educaçãopor
dc.subjectJogos educativospor
dc.subjectMaterial didáticopor
dc.subjectDigital quizeng
dc.subjectCritical readingeng
dc.subjectImperativeeng
dc.subjectInteractioneng
dc.titleQuiz digital Leitura em Ação : objeto de aprendizagem na formação do leitor crítico no ensino fundamental IIpor
dc.title.alternativeQuiz digital reading in action : learning object in critical reader training in elementary schooleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1473072607647659por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7530602327122028por
dc.contributor.advisor1Damaceno, Taysa Mércia dos Santos Souzapt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo apresentar o quiz digital Leitura em Ação, no qual se defende a concepção de linguagem como interação social, promove o ensino do imperativo e a análise interpretativa linguístico-discursiva, tendo como norteador o modelo tridimensional de Fairclough (2001). A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, de abordagem qualitativa e de naturezas interpretativa e interventiva. As concepções defendidas por Kleiman (2002), Nascimento (2004), Rojo (2009), Scherre (2007), dentre outros, foram utilizadas como embasamento teórico. Neste quiz digital, encontram-se tirinhas, charges e canções que servem de suportes textuais para a análise interpretativa durante a leitura crítica. Encontra-se a multimodalidade de textos e promove a interação entre aluno-jogo-aprendizagem de forma dinâmica. Foi elaborado com o intuito de possibilitar ao professor uma ferramenta auxiliar na construção do conhecimento de seus alunos e de possibilitar tanto para o aluno quanto para o professor o feedback sobre o desenvolvimento da competência leitora crítica dos discentes. Foi aplicado no Colégio Estadual Presidente Costa e Silva, no 9º ano C2. A análise dos dados revelou que a inserção de objetos digitais, durante o processo de ensino-aprendizagem, se faz necessária como uma ferramenta complementar às já existentes na construção do conhecimento de forma interativa.por
dc.publisher.programPós-Graduação Profissional em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSpor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARYLIN_VIEIRA_MENEZES.pdf3,38 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.