Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/6481
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorGomes, Ataniel Rogério Gonçalves-
dc.date.accessioned2017-09-27T19:46:13Z-
dc.date.available2017-09-27T19:46:13Z-
dc.date.issued2015-05-15-
dc.identifier.citationGomes, Ataniel Rogério Gonçalves. Uma abordagem do ensino de congruência na educação básica. 2015. 77 f. Dissertação( Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2015.por
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/6481-
dc.description.abstractThe advent in 1801 of the brilliant work Disquisitiones Arithmeticae of Carl Gauss Friedrich (1777-1885) provided extremely important elements to Number Theory, including the study of congruences, which attracts the eyes of many mathematicians to this day for its application in various areas, including basic education issues, highlighting the need of their study as algebraic learning tool. Therefore, this paper proposes to approach the study of congruence in a systematic way, in order to the context of basic education, by proposing didactic sequence, and their application to everyday problems.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopor
dc.subjectMatemática (Ensino fundamental)por
dc.subjectEducação básicapor
dc.subjectCongruências e restospor
dc.subjectTeoria dos númerospor
dc.subjectTeoria dos conjuntospor
dc.subjectEstudo de congruênciapor
dc.subjectEducação básicapor
dc.subjectDidáticapor
dc.subjectProblemaspor
dc.subjectCongruenceseng
dc.subjectBasic educationeng
dc.subjectDidacticeng
dc.subjectProblemseng
dc.titleUma abordagem do ensino de congruência na educação básicapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0219132273845500por
dc.contributor.advisor1Alegri, Mateus-
dc.description.resumoO advento, em 1801, da brilhante obra Disquisitiones Arithmeticae} de Carl Friedrich Gauss (1777-1885) proporcionou elementos de extraordinária importância para a Teoria dos Números, entre eles o estudo de congruência, o qual atrai os olhares de diversos matemáticos até os dias atuais pela sua aplicação em diversas áreas, inclusive em temas do ensino básico, evidenciando a necessidade do seu estudo como ferramenta de aprendizagem algébrica. Sendo assim, o presente trabalho propõe abordar o estudo de congruência de forma sistemática, visando a sua contextualização na educação básica, através de uma proposta de sequência didática, e sua aplicação em problemas do cotidiano.por
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemáticapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSpor
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ATANIEL_ROGERIO_GONCALVES_GOMES.pdf1 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.