Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/6509
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCruz, Josinaldo dos Santos-
dc.date.accessioned2017-09-27T19:46:23Z-
dc.date.available2017-09-27T19:46:23Z-
dc.date.issued2015-08-31-
dc.identifier.citationCruz, Josinaldo dos Santos. O uso de investigações matemáticas na abordagem da semelhança de triângulos e aplicações. 2015. 67 f. Dissertação( Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2015.por
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/6509-
dc.description.abstractThis study aims to understand the importance of mathematical investigations in the study of similar triangles and their applications. Considering the importance of research activities for teaching and learning, this paper presents some de nitions , aspects and considerations of this teaching methodology . We speak also of the teacher's role and possible obstacles in carrying out investigative tasks. To this end, data was collected through the implementation of three investigative activities in a class of 9th grade of elementary school of a college of the state of Sergipe. The results show that the inclusion of research activities in the classroom everyday , at any level of education , indicates a better learning of the content studied.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectInvestigações matemáticaspor
dc.subjectSemelhança de triângulospor
dc.subjectEnsino e aprendizagempor
dc.subjectMathematical Researcheng
dc.subjectSimilar Triangleseng
dc.subjectTeaching and learningeng
dc.titleO uso de investigações matemáticas na abordagem da semelhança de triângulos e aplicaçõespor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Santos, Wagner Ferreira-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo compreender a import^ancia das investiga c~oes matem aticas no estudo da semelhan ca de tri^angulos e suas aplica c~oes. Levando em considera c~ao a import^ ancia das atividades investigativas para o ensino e a aprendizagem, este trabalho apresenta algumas de ni c~oes, aspectos e considera c~oes acerca desta metodologia de ensino. Falamos, tamb em, do papel do professor e dos poss veis obst aculos na realiza c~ao das tarefas investigativas. Para tanto, os dados foram coletados por meio da realiza c~ao de tr^es atividades investigativas em uma turma do 9 ano do Ensino Fundamental de um col egio da rede estadual de Sergipe. Os resultados apontam que a inser c~ao de atividades investigativas no cotidiano de sala de aula, em qualquer n vel de ensino, indica um melhor aprendizado do conte udo estudado.por
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemáticapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSpor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOSINALDO_SANTOS_CRUZ.pdf29,44 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.