Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/6513
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | Análise combinatória e probabilidade para o ensino médio |
Autor(es): | Oliveira, Rígel Alves Rabelo de |
Data do documento: | 29-Mai-2015 |
Orientador: | Santos, Almir Rogério Silva |
Resumo: | Este trabalho tem como principal objetivo criar um embasamento teórico sólido do conteúdo Análise Combinatória e Probabilidade ao nível de Ensino Médio e, através da apresentação dos problemas mais comuns do conteúdo, servir de roteiro de aprofundamento para alunos que o estejam estudando bem como para professores que necessitem de uma orientação sobre a melhor forma como o conteúdo pode ser apresentado aos seus alunos. Os exemplos apresentados foram escolhidos entre os principais temas abordados pelos conteúdos, e foram evitadas repetições exaustivas de problemas similares, tornando assim o material resumido em termos de quantidade de exemplos, porém extremamente completo com o intuito de esquematizar seu estudo dividindo os problemas em grupos e apresentando para cada grupo as diversas formas existentes para resolvê-los. O trabalho utiliza para resolução dos problemas tão somente os princípios que fundamentam a Análise Combinatória excluindo quase que por completo o uso de fórmulas prontas que tanto dificultam e confundem os alunos (e também alguns professores) em seus estudos. |
Abstract: | This work aims to create a solid theoretical basis of the content Combinatorial Analysis and Probability at the level of secondary education and by presenting the most common problems of the content, serve to deepen roadmap for students who are studying and for teachers need guidance on the best way content can be presented to students. The examples presented were chosen among the main topics addressed by the contents, and were avoided exhaustive repetition of similar problems, thus making the material summarized in terms of number of examples, but extremely thorough in order to lay their study dividing problems into groups and for each group presenting the various existing ways to solve them. The work uses to solve problems as only the principles that underlie Combinatorial Analysis excluding almost completely the use of ready-made formulas that both hinder and confuse students (and some teachers) in their studies. |
Palavras-chave: | Matemática Ensino de matemática Análise combinatória Possibilidades Probabilidade Educação básica Combinatorial analysis Possibilities Probability Basic education |
área CNPQ: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Agência de fomento: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição/Editora: | Universidade Federal de Sergipe |
Sigla da Instituição: | UFS |
Programa de Pós-graduação: | Mestrado Profissional em Matemática |
Citação: | OLIVEIRA, Rígel Alves Rabelo de. Análise combinatória e probabilidade para o ensino médio. 2015. 114 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2015. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/6513 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RIGEL_ALVES_RABELO_OLIVEIRA.pdf | 769,9 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.