Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/660
Document Type: | Artigo |
Title: | Caracterizando estratégias enunciativas em uma sala de aula de química: aspectos teóricos e metodológicos em direção à configuração de um gênero do discurso |
Other Titles: | Characterizing enunciative strategies in a chemistry classroom: Theoretical and metodological aspects towards to the configuration of a speech genre |
Authors: | Silva, Adjane da Costa Tourinho e Mortimer, Eduardo Fleury |
Issue Date: | Mar-2010 |
Abstract: | Este trabalho apresenta uma análise das estratégias enunciativas articuladas por uma professora em uma sala de aula de Química da 2ª série do ensino médio, em que foram abordados os conceitos de processos exo e endotérmicos e de entalpia. A caracterização dessas estratégias orienta-se para a configuração do gênero do discurso das salas de aula de ciências, numa perspectiva bakhtiniana. A metodologia empregada envolveu a aplicação de um sistema de categorias proposto por Mortimer, Massicame, Buty e Tiberghien (2005 a e b) aos dados de sala de aula registrados em vídeo, em tempo real, utilizando um software desenvolvido pelo IPN-Kiel, o Videograph®. Os resultados apresentados neste artigo compreendem os percentuais de tempo e frequências de cada categoria do sistema, resultantes do trabalho com este software, e também uma microanálise que, referendada pelos percentuais, permite compreender como surgem os enunciados em função das diferentes estratégias enunciativas empregadas pela professora._______________________________________________________________________________ ABSTRACT: This work presents an analysis of the enunciative strategies articulated by a teacher in an 11th grade Chemistry classroom, where the concepts of exo and endothermic processes and enthalpy were discussed. The characterization of these strategies is oriented to the configuration of speech genre of Science classrooms, according to a Bakhtinian view. The used methodology employed the categorization system proposed by Mortimer, Massicame, Buty e Tiberghien (2005 a e b), which was applied to video recorded classroom data, in real time, using a software developed by IPN-Kiel, the Videograph®. The results presented in this paper comprises the time percentages and frequencies of each category of the system, that resulted from this work with the software, and also a microanalysis that, ratified by the percentages, allows to understand how the utterances raises from the enunciative strategies employed by the teacher. |
Keywords: | Química Professores Enunciados Ensino de química |
ISSN: | 1518-8795 |
Citation: | SILVA, A. C. T.; MORTIMER, E. F. Caracterizando estratégias enunciativas em uma sala de aula de química: aspectos teóricos e metodológicos em direção à configuração de um gênero do discurso. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 15, n. 1, p. 123-153, mar. 2010. Disponível em: <http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID231/v15_n1_a2010.pdf>. Acesso em: 31 jul. 2013. |
URI: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/660 |
Appears in Collections: | CODAP - Artigos de periódicos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CaracterizandoEstrategiasQuimica.pdf | 1,66 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.