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dc.contributor.authorNascimento, Elton Daniel Oliveira do-
dc.contributor.authorSilva, Adjane da Costa Tourinho e-
dc.contributor.authorFrança, Érika Cristina Meneses de-
dc.date.accessioned2013-08-01T00:52:13Z-
dc.date.available2013-08-01T00:52:13Z-
dc.date.issued2012-09-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, E. D.; SILVA, A. C. T.; FRANCA, E. C. Práticas epistêmicas e movimentos epistêmicos: importância de cada categoria, relacionando-as em uma atividade investigativa de ciências. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE, 6., 2012, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: EDUCON, 2011. Disponível em: <http://www.educonufs.com.br/cdvicoloquio/eixo_06/PDF/37.pdf>. Acesso em: 31 jul. 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/661-
dc.description.abstractsas voltadas para os aspectos epistêmicos do ensino de Ciências têm apresentado relevantes categorias analíticas. Dentre elas, podem-se destacar aquelas relacionadas às práticas epistêmicas, focalizadas no aluno, dando visibilidade ao processo de construção e justificação de saberes; outras se voltam para as ações dos professores ao conduzir os alunos nesse processo. A fim de fazer uma relação entre esses diferentes tipos de categorias, o presente artigo apresenta uma análise de aulas realizadas no Colégio de Aplicação da UFS em uma turma de ensino fundamental. Com os resultados encontrados, os dados qualitativos e quantitativos serviram para verificar a intensidade de cada categoria ao lado da atividade investigativa; além de deixar nít ido como a contribuição das intervenções dos professores no desenvolvimento das práticas epistêmicas é de extrema valia. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: rch focused on the epistemic aspects of science teaching have shown relevant analytical categories. Among them, one can highlight those related to epistemic practices, focused on the student, giving visibility to the process of construction and justification of knowledge; others turn to the actions of the teachers, when they lead students in this process. In order to make a relationship between these different categories, this paper presents an analysis of classes held in Colégio de Aplicação da UFS in a class of elementary school. With these results, the qualitative and quantitative data were used to check the intensity of each category next to the investigative activity, as well as make clear the contribution of teachers' interventions in the development of epistemic practices is invaluable.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEpistemologiapt_BR
dc.subjectCiênciaspt_BR
dc.subjectColégio de Aplicação da UFS (CODAP)pt_BR
dc.titlePráticas epistêmicas e movimentos epistêmicos: importância de cada categoria, relacionando-as em uma atividade investigativa de ciênciaspt_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.pt_BR
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