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Tipo de Documento: Monografia
Título: A importância das entidades representativas no processo de reconhecimento e valorização dos profissionais da área de biblioteconomia e documentação no Brasil
Autor(es): Santos, Osaneide Rosa dos
Data do documento: 2016
Orientador: Carvalho, Telma de
Resumo: Esta pesquisa desponta sobre os motivos que levam boa parte dos bibliotecários a não se envolverem com suas entidades de representação profissional além de apresentar as dificuldades enfrentadas por essas entidades. O trabalho teve por objetivo geral identificar junto às entidades representativas da classe bibliotecária e dos alunos do 7º e 8º período de graduação do curso de Biblioteconomia e Documentação da UFS, o papel que essas entidades representam para a categoria profissional (CFB, CRB5 e APBDSE) e apresenta, por objetivos específicos: a) identificar a relação dos associados com os organismos de classe b) levantar os tipos de participação mais frequentes nas ações realizadas pelas entidades representativas; c) identificar os motivos que levam os alunos a não participarem das ações promovidas pelas entidades de classe e d) levantar sugestões para a melhoria e fortalecimento da Associação dos Profissionais Bibliotecários e Documentalistas de Sergipe (APBDSE). O método de pesquisa utilizado foi o indutivo, com enfoque quali-quantitativo. Para a coleta de dados utilizaram-se quatro questionários com questões semiabertas sendo: um para os estudantes do Curso de Biblioteconomia e Documentação da UFS, e os demais para: o Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB), o Conselho Regional de Biblioteconomia da 5ª Região (CRB-5) e a APBDSE. Trata-se, ainda de pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva. Os resultados demonstram que, apesar dos alunos entenderem a importância desses órgãos, ocorre a falta de envolvimento com as entidades representativas por questão de prioridade e interesse. Por sua vez, as entidades profissionais enfrentam dificuldades face à falta de participação e de apoio dos participantes dessas representações, compreendido entre alunos e profissionais.
Abstract: This research emerges about the reasons why most of the librarians not to engage with their professional representation entities as well as presenting the difficulties faced by these entities. The work was generally to identify with the representative bodies of the library profession and the students of the 7th and 8th graduation period of the course of Librarianship and Documentation of the UFS, the role that such entities pose to the professional category. (CFB, CRB5 and APBDSE) and provides for specific objectives: a) to identify the relationship of the associates with the class of organisms b) raise the most frequent types of participation in the actions taken by representative bodies; c) identify the reasons why students do not participate in the actions promoted by class and entities d) raise suggestions for improvement and strengthening of the Association of Librarians and Professional Documentalists Sergipe (APBDSE). The research method used was the inductive, with qualitative and quantitative approach. For data collection was used four questionnaires with semi-open questions being: one for students of Library Science and Documentation of the UFS, and others to: the Federal Library Board (CFB), the Regional Council of Librarianship of the 5th Region (CRB-5) and APBDSE. It is also bibliographic, exploratory and descriptive research. The results show that despite the students understand the importance of these bodies is the lack of involvement with the representative bodies as a matter of priority and interest. In turn, the professional bodies face difficulties face the lack of participation and support of the participants of these representations, between students and professionals.
Palavras-chave: Conselho Regional de Biblioteconomia
Regional Librarianship Council
Bibliotecários
Librarian
Associative movement
Movimentos associativos
área CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DCI - Departamento de Ciência da Informação - São Cristóvão - Presencial
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/6662
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