Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/671
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Um perfil dos professores que lecionam ciências no 9º Ano da cidade de Itabaiana: reflexões iniciais sobre formação e prática docente
Autor(es): Santana, Ramon de Oliveira
Silva, Adjane da Costa Tourinho e
Data do documento: Jul-2012
Abstract: Este artigo discute a elaboração de um perfil dos professores que lecionam a disciplina Ciências no 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas da região central da cidade de Itabaiana, localizada no agreste sergipano. Os dados foram obtidos por meio de um questionário que focalizou aspectos relevantes do ponto de vista da formação e atuação desses profissionais. A caracterização desse grupo de professores teve como propósito proporcionar uma visão panorâmica dos profissionais responsáveis pela introdução dos alunos da região aos conceitos fundamentais da Química, tendo-se em vista que, tradicionalmente nos currículos, a Química é introduzida por meio da disciplina Ciências, no 9º ano do ensino fundamental. A caracterização iniciada com os questionários será aprofundada por meio da análise da atuação de alguns desses professores em suas salas de aula.
Palavras-chave: Ensino de ciências
Ensino de química
Educação
Professores
ISSN: 2179-5355
Citação: SANTANA, R. O.; SILVA, A. C. T. Um perfil dos professores que lecionam ciências no 9º Ano da cidade de Itabaiana: reflexões iniciais sobre formação e prática docente. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 16., ENCONTRO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA DA BAHIA, 10., 2012, Salvador. Anais eletrônicos... Salvador: SBQ/UFBA, 2012. Disponível em: <http://www.portalseer.ufba.br/index.php/anaiseneq2012/article/view/7765>. Acesso em: 19 ago. 2013.
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/671
Aparece nas coleções:CODAP - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PerfilProfessoresCiências.pdf311,51 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.