Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/671
Document Type: Trabalhos em Eventos
Title: Um perfil dos professores que lecionam ciências no 9º Ano da cidade de Itabaiana: reflexões iniciais sobre formação e prática docente
Authors: Santana, Ramon de Oliveira
Silva, Adjane da Costa Tourinho e
Issue Date: Jul-2012
Abstract: Este artigo discute a elaboração de um perfil dos professores que lecionam a disciplina Ciências no 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas da região central da cidade de Itabaiana, localizada no agreste sergipano. Os dados foram obtidos por meio de um questionário que focalizou aspectos relevantes do ponto de vista da formação e atuação desses profissionais. A caracterização desse grupo de professores teve como propósito proporcionar uma visão panorâmica dos profissionais responsáveis pela introdução dos alunos da região aos conceitos fundamentais da Química, tendo-se em vista que, tradicionalmente nos currículos, a Química é introduzida por meio da disciplina Ciências, no 9º ano do ensino fundamental. A caracterização iniciada com os questionários será aprofundada por meio da análise da atuação de alguns desses professores em suas salas de aula.
Keywords: Ensino de ciências
Ensino de química
Educação
Professores
ISSN: 2179-5355
Citation: SANTANA, R. O.; SILVA, A. C. T. Um perfil dos professores que lecionam ciências no 9º Ano da cidade de Itabaiana: reflexões iniciais sobre formação e prática docente. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 16., ENCONTRO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA DA BAHIA, 10., 2012, Salvador. Anais eletrônicos... Salvador: SBQ/UFBA, 2012. Disponível em: <http://www.portalseer.ufba.br/index.php/anaiseneq2012/article/view/7765>. Acesso em: 19 ago. 2013.
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/671
Appears in Collections:CODAP - Artigos de periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PerfilProfessoresCiências.pdf311,51 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.