Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/6711
Tipo de Documento: Monografia
Título: O Serviço de referência como espaço de mediação da informação em bibliotecas universitárias
Autor(es): Nascimento, Adriana Santos
Data do documento: 2017
Orientador: Nunes, Martha Suzana Cabral
Resumo: O presente estudo teve como finalidade analisar o serviço de referência prestado na biblioteca universitária das instituições Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Universidade Tiradentes (UNIT), por meio da aplicação de um questionário aos profissionais da informação que atuam e desenvolvem suas atividades nessas duas unidades informacionais, a fim de observar quais ferramentas eles utilizam para mediar a informação com os usuários, objetivando também ressaltar a importância do bibliotecário como disseminador da informação e suas competências e habilidades desenvolvidas nesse processo de mediação informacional. Desse modo, este profissional deve se antecipar às necessidades dos usuários e não ficar somente esperando que eles venham até o seu ambiente de trabalho, tendo como ferramenta importante as tecnologias da informação e comunicação (TIC) e atuando em diferentes espaços nas unidades, assim como no serviço de referência, que deve ser adequado atendendo às demandas dos usuários e da comunidade em geral. Sendo assim, os bibliotecários devem dominar as tecnologias informacionais, o que acarreta no confronto com novas funções e papeis, mas também que leva a novas oportunidades e competências a serem desenvolvidas. Quando o usuário busca pelo serviço de referência procura também por orientação pelo modo como comportar-se em suas buscas, solucionar algum problema existente, categorizar uma informação importante da qual necessita e sanar uma dada carência de informação. Nesse sentido, é responsabilidade do bibliotecário ser o mediador desse serviço de referência, desenvolvendo seu papel na orientação dos seus usuários. Os bibliotecários precisam desenvolver diversas funções para que o seu trabalho como um todo seja reconhecido, para que os seus usuários encontrem suas informações desejadas e que eles satisfaçam suas necessidades informacionais. Os procedimentos metodológicos da pesquisa consistiram por meio de pesquisa bibliográfica e a aplicação de um questionário para analisar os recursos usados pelos bibliotecários na mediação da informação em suas unidades informacionais.
Abstract: The purpose of this study was to analyze the reference service provided at the university library of the Federal University of Sergipe (UFS) and Tiradentes University (UNIT), through the application of a questionnaire to information professionals who work and develop their activities in these two information units, in order to observe what tools they use to mediate information with users, also aiming to highlight the importance of the librarian as disseminator of the information and its skills and abilities developed in this process of information mediation. Therefore, this professional must anticipate the needs of users and not just wait for them to come to their work environment, having as important tool information and communication technologies (ICT) and acting in different spaces in the units, as well as in the referral service, which should be adequate in response to the demands of users and the community in general. Thus, librarians must master information technology, which entails confronting new roles and roles, but also leads to new opportunities and skills to be developed. When the user searches for the referral service, he also looks for guidance on how to behave in his searches, solve an existing problem, categorize important information that he needs and heal a given lack of information. In this sense, it is the responsibility of the librarian to be the mediator of this reference service, developing its role in guiding its users. Librarians need to develop a variety of functions so that their work as a whole is recognized so that their users find their desired information and that they meet their informational needs. The methodological procedures of the research consisted of bibliographical research and the application of a questionnaire to analyze the resources used by the librarians in the mediation of the information in their informational units
Palavras-chave: Bibliotecas universitárias
University libraries
Serviço de referência em bibliotecas
Library reference service
Biblioteca Central da UFS (BICEN)
Central Library (BICEN/UFS)
área CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA::TECNICAS DE RECUPERACAO DE INFORMACAO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DCI - Departamento de Ciência da Informação - São Cristóvão - Presencial
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/6711
Aparece nas coleções:Ciência da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Adriana Santos Nascimento.pdf749,73 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.