Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/6723
Tipo de Documento: Monografia
Título: O Projeto artístico como ferramenta educacional para a produção da cidadania : o caso do projeto "nosso palco é a rua" realizado pelo Grupo Imbuaça/SE
Título(s) alternativo(s): The artistic project as an educational tool for the production of citizenship: the case of the project "our stage is the street" carried out by Imbuaça Group / SE
Autor(es): Alves, Rogério Santos
Data do documento: 2010
Orientador: Silva, Maicyra Teles Leão e
Coorientador: Charlot, Bernard
Resumo: A monografia investiga o Projeto artístico “Nosso Palco é a Rua” que ocorreu entre os anos 2005 e 2006, na cidade de Aracaju, no estado de Sergipe, realizado pelo Grupo Imbuaça/SE tendo o intento de entender a importância que um projeto como este pode ter na formação da cidadania e até mesmo para o próprio Estado deste modo, analisamos o projeto artístico enfocando seu processo educacional e sua estrutura, já que esta era externa ao sistema educacional formal. Portanto, alinhavamos o nosso pensamento através de conceitos e estudos realizados no âmbito das ciências sociais, para melhor entender os fatores determinantes no processo da cidadania, tais como: a formação do ser social e o bem ético, comunicação, coerção, sociedade, cultura e status sociais. Assim, verificamos em nosso estudo o quão importante, pode ser o trabalho realizado por um projeto artístico que se proponha a trabalhar a cidadania.
Abstract: The monograph investigates the "Our Stage is the Street" artistic project that took place between 2005 and 2006, in the city of Aracaju, in the state of Sergipe, carried out by the Imbuaça / SE Group, trying to understand the importance of a project like this can have in the formation of citizenship and even for the state itself in this way, we analyze the artistic project focusing its educational process and its structure, since this was outside the formal educational system. Therefore, we aligned our thinking through concepts and studies carried out in the social sciences, to better understand the determining factors in the citizenship process, such as: the formation of the social being and the ethical, communication, coercion, society, culture and social status. Thus, we see in our study how important, can be the work done by an artistic project that proposes to work citizenship.
Palavras-chave: Teatro na educação
Theater in education
Cidadania
Artes
Citizenship
Art
Ensino de teatro
Theater teaching
área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::INTERPRETACAO TEATRAL
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DTE - Departamento de Teatro – São Cristóvão - Presencial
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/6723
Aparece nas coleções:Teatro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rogério Santos Alves.pdf4,76 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.