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Document Type: Monografia
Title: Análise estatística do desempenho dos alunos cotistas e não cotistas dos Centros Acadêmicos na UFS
Other Titles: Statistical analysis of the performance of quota and non-quota students of the Academic Centers at UFS
Authors: Fonseca, Laudelio Silva da
Issue Date: 14-May-2016
Advisor: Santos, Eucymara França Nunes dos
Resumo : A organização das universidades brasileiras baseou-se na tradição continental europeia. Ela foi fundamentalmente direcionada para a preparação profissional de uma pequena elite, seus princípios básicos foram sustentados pela pesquisa científica. Muitas foram as tentativas de estabelecimento do ensino superior no Brasil durante seu período colonial e monárquico que culminaram com a criação da primeira instituição universitária do país, a Universidade do Rio de Janeiro em 1920. O modelo adotado foi o da justaposição de diferentes escolas de ensino superior, que apesar da suposta "integração" mantinham suas atividades isoladas. O que não foi diferente em Sergipe quando da criação da Universidade Federal de Sergipe que se deu através da junção de seis faculdades. Fundada em 1968, a Universidade Federal de Sergipe passou por diversas transformações visando sempre proporcionar a ampliação de oportunidades de acesso ao conhecimento. Novos campi foram criados no interior do estado através do processo de expansão incentivado pelo Governo Federal, democratizando o ensino superior. Mais recentemente foi instituído o Programa de Ações Afirmativas que visava possibilitar disputas mais equilibradas para o acesso à universidade pública e posteriormente consolidado através da vigência da lei de cotas. Diante dessa nova realidade, dúvidas passaram a existir acerca do desempenho acadêmico dos cursos por conta dos alunos ingressantes pelo sistema de cotas. Utilizando os dados dos alunos dos campi São Cristóvão e da Saúde pretendeu-se, neste trabalho, investigar a existência de fundamentos que ratificassem tais questionamentos, para tanto, utilizou-se da análise de agrupamentos e a aplicação do Teste de Wilcoxon-Mann-Whitney objetivando a comparação do desempenho dos alunos cotistas e não cotistas. Os resultados da análise de agrupamentos apresentaram semelhanças entre os grupos formados por alunos cotistas e não cotistas e o resultado do teste de Wilcoxon-Mann-Whitney mostrou que para 64,1% dos cursos analisados houve evidências para afirmar que as médias dos alunos cotistas e não cotistas foram semelhantes.
Abstract: The organization of Brazilian universities was based on the European continental tradition. It was fundamentally aimed at the professional preparation of a small elite, its basic principles were supported by scientific research. Many attempts were made to establish higher education in Brazil during its colonial and monarchical period that culminated in the creation of the first university institution of the country, the University of Rio de Janeiro in 1920. The model adopted was the juxtaposition of different schools superior, which despite the supposed "integration" kept their activities isolated. What was not different in Sergipe when the creation of the Federal University of Sergipe occurred through the joining of six faculties. Founded in 1968, the Federal University of Sergipe underwent several transformations, always aiming to increase opportunities for access to knowledge. New campuses were created in the interior of the state through the expansion process encouraged by the Federal Government, democratizing higher education. More recently, the Affirmative Action Program was established to allow for more balanced disputes for access to the public university and later consolidated through the enforcement of the quota law. Faced with this new reality, doubts have come to exist about the academic performance of the courses for the students entering the quota system. Using the data from the São Cristóvão and Saúde campuses, it was intended, in this study, to investigate the existence of rationale for rationalizing such questions, using the cluster analysis and the Wilcoxon-Mann-Whitney test aiming at comparing the performance of quota and non-quota students. The results of the cluster analysis showed similarities among the groups formed by quota and non-quota students and the Wilcoxon-Mann-Whitney test showed that for 64.1% of the courses analyzed there was evidence to affirm that the means of the quota non-quotaters were similar.
Keywords: Estatística
Statistic
Ensino de estatística
Teaching statistics
Universidade Federal de Sergipe
Educação
Education
Sistema de cotas
Políticas educacionais
Subject CNPQ: OUTROS::CIENCIAS ATUARIAIS
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe
Department: DECAT - Departamento de Estatística e Ciências Atuariais – Ciências Atuariais – São Cristóvão – Presencial
Citation: FONSECA, Laudelino Silva da. Análise estatística do desempenho dos alunos cotistas e não cotistas dos Centros Acadêmicos na UFS. 2016. Monografia (Bacharel em Estatística) - Departamento de Estatística e Ciêcnias Atuárias, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2016
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/6785
Appears in Collections:Estatística e Ciências Atuariais

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