Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/678
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Adjane da Costa Tourinho e-
dc.contributor.authorMortimer, Eduardo Fleury-
dc.date.accessioned2013-08-20T16:51:07Z-
dc.date.available2013-08-20T16:51:07Z-
dc.date.issued2007-12-
dc.identifier.citationSILVA, A. C. T.; MORTIMER, E. F. Caracterizando estratégias enunciativas de uma aula de química: uma análise sobre os gêneros do discurso– parte 2: micro análise. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 6., 2007, Florianópolis. Anais eletrônicos... Florianópolis: ABRAPEC, 2007. Disponível em: <www.nutes.ufrj.br/abrapec/vienpec/CR2/p321.pdf>. Acesso em: 19 ago. 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/678-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma análise das estratégias enunciativas articuladas numa sala de aula de Química da 2ª série do ensino médio em que foram abordados os conceitos de processos exo e endotérmicos e de entalpia. A caracterização dessas estratégias orienta-se para a configuração do gênero do discurso das salas de aula de ciências, numa perspectiva bakhtiniana. A metodologia empregada envolveu a aplicação de um sistema de categorias proposto por Mortimer, Massicame, Buty e Tiberghien (2005 a e b) aos dados de sala de aula registrados em vídeo, em tempo real, utilizando-se um software desenvolvido pelo IPN-Kiel, o Videograph®. A microanálise aqui desenvolvida possibilita entender como surgem os enunciados em função de diferentes estratégias, dando sentido aos dados gerais, constituídos de percentuais de tempo e freqüência das categorias empregadas, obtidos pela categorização sistemática dos vídeos._____________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: This work presents an analysis of the enunciative strategies developed in a Chemistry classroom on the 10th grade where were approached the exothermic and endothemic process and enthalpy concepts. The characterization of these strategies is directed at the configuration of discourse genre of the science classroom, in a Bakhtinian perspective. The methodology used comprised the application of a system proposed by Mortimer, Massicame, Buty and Thiberghien to classrooms data recorded by video, in real time, by means of software developed by IPN-Kiel, the videograph. The microanalysis developed here makes possible to understand how utterances appear in consequence of different strategies. It gives sense to general data which are constituted by time percentage and frequencies of used categories obtained from systematic categorization of the videos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherAssociação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciênciaspt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectGêneros do discursopt_BR
dc.subjectEnunciadospt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMicroanálisept_BR
dc.titleCaracterizando estratégias enunciativas de uma aula de química: uma análise sobre os gêneros do discurso– parte 2: micro análisept_BR
dc.title.alternativeCharacterizing enunciative strategies of a chemistry classroom: an analysis on discourse genres - part 2: microanalysispt_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
Aparece nas coleções:CODAP - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CaracterizandoEstrategiasEnunciativas pt2.pdf76,15 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.