Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/680
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Estratégias enunciativas em atividades investigativas de química-parte 2: fomentando o engajamento disciplinar produtivo dos alunos
Título(s) alternativo(s): Enunciative estrategies in inquiry-based activities of chemistry – part two: fostering the productive disciplinary engagement of the students
Autor(es): Silva, Adjane da Costa Tourinho e
Data do documento: Nov-2009
Abstract: Este artigo apresenta uma análise das relações entre as estratégias enunciativas articuladas por uma professora de química em uma turma de 2ª série do ensino médio e o envolvimento dos alunos ao longo de atividades investigativas. Nessa análise, damos continuidade a discussão apresentada na parte 1 desse trabalho, em que caracterizamos tais estratégias considerando as intenções, as abordagens comunicativas e os padrões de interação que prevaleciam nas diferentes fases das atividades. Discutimos, agora, como o ritmo com que a professora trabalha com essas categorias, associado às estruturas das atividades propostas, se adequa aos princípios característicos de ambientes que propiciam um engajamento disciplinar produtivo dos alunos (ENGLE; CONANT, 2002). Discutimos ainda as evidências de engajamento disciplinar produtivo dos alunos considerando momentos em que estes interagem entre si em pequenos grupos._____________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: This article presents an analysis about the relationship between the enunciative strategies used by a chemistry teacher in a 11th grade classroom and the involvement of the students during inquiry-based activities. In this analysis, we continue the discussion presented in Part 1 of this work, where we characterized such strategies considering the intentions, communicative approaches and patterns of interaction that prevailed at different stages of these activities. We discuss now how the pace which the teacher works with these categories fits the characteristic principles of environments, associated to the structures of the proposed activities, which provide a productive disciplinary engagement of the students (ENGLE; CONANT, 2002). We also further discuss the evidence of productive disciplinary engagement of the students, considering moments in which they interact amongst themselves in small groups.
Palavras-chave: Ensino de ciências
Ensino de química
Enunciados
Professores
Alunos
Instituição/Editora: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências
Citação: SILVA, A. C. T.; MORTIMER, E. F. Estratégias enunciativas em atividades investigativas de química-parte 2: fomentando o engajamento disciplinar produtivo dos alunos. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 7., 2009, Florianópolis. Anais eletrônicos... Florianópolis: ABRAPEC, 2009. Disponível em: <posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/862.pdf>. Acesso em: 19 ago. 2013.
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/680
Aparece nas coleções:CODAP - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EstrategiasEnunciativasInvestigativas pt2.pdf205,87 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.