Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/6804
Tipo de Documento: Monografia
Título: Educação continuada em catalogação : atualidades e perspectivas dos bibliotecários nas bibliotecas universitárias de Sergipe
Autor(es): Santos, Sandra Vieira
Data do documento: 10-Abr-2013
Orientador: Santos, Fabiano Ferreira de
Resumo: A atividade de Catalogação nas bibliotecas sempre evoluiu conforme as tecnologias utilizadas em cada época. Nas bibliotecas universitárias, o uso dos catálogos online permite melhor qualidade e celeridade na organização das informações. Para o bibliotecário responsável por essa atividade é fundamental acompanhar essas atualizações de forma a garantir a padronização no processo da descrição bibliográfica e de seus pontos de acesso. Verifica-se, no cenário atual, que o mercado de trabalho vem exigindo profissionais atualizados, impulsionando ao desenvolvimento da Educação Continuada. Nesse contexto, a pesquisa busca estudar a Educação Continuada em Catalogação desenvolvida em Sergipe, no período de dez anos na esfera das bibliotecas universitárias públicas e privadas, com os objetivos de verificar a importância da Educação Continuada na Catalogação, seus benefícios para o bibliotecário e sua influência na qualidade do Tratamento Descritivo da Informação (TDI). A metodologia caracteriza-se por ser descritiva e exploratória, a fim de buscar conhecimento teórico e empírico acerca do tema, utilizando-se da aplicação de questionário e o levantamento documental, para identificar e caracterizar o perfil do bibliotecário sergipano e suas necessidades de educação continuada. A análise dos resultados evidenciou que os bibliotecários e os órgãos de classe não reconhecem de forma efetiva a necessidade da Educação Continuada na Catalogação, o que nos levou a definir que se faz necessária a união das organizações, dos órgãos de classe e das instituições de ensino, na criação de medidas que visem à promoção e à participação nesse processo. Assim, recomenda-se a proposta de criação e de desenvolvimento de um curso lato sensu que sustente e promova ações efetivas para a educação continuada dos bibliotecários no estado de Sergipe.
Abstract: The Cataloging activity in libraries has always evolved according to the technologies used in each era. In university libraries, the use of online catalogs allows better quality and speed in the organization of information. For the librarian responsible for this activity it is essential to follow these updates in order to guarantee the standardization in the bibliographic description process and its access points. In the current scenario, the labor market has been demanding updated professionals, impelling the development of Continuing Education. In this context, the research seeks to study Continuing Education in Cataloging developed in Sergipe, during a period of ten years in the sphere of public and private university libraries, with the objectives of verifying the importance of Continuing Education in Cataloging, its benefits for the librarian and its influence on the quality of the Descriptive Treatment of Information (TDI). The methodology is characterized by being descriptive and exploratory, in order to seek theoretical and empirical knowledge about the subject, using the questionnaire application and the documentary survey, to identify and characterize the profile of the Sergipe librarian and his needs for continuing education . The analysis of the results showed that librarians and class organs do not effectively recognize the need for Continuing Education in Cataloging, which led us to define the need for the union of organizations, class organs and educational institutions , in the creation of measures to promote and participate in this process. Thus, it is recommended the creation and development of a lato sensu course that supports and promotes effective actions for the continuing education of librarians in the state of Sergipe.
Palavras-chave: Biblioteconomia
Catalogação
Bibliotecas universitárias
área CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DCI - Departamento de Ciência da Informação - São Cristóvão - Presencial
Citação: SANTOS, Sandra Vieira. Educação continuada em catalogação : atualidades e perspectivas dos bibliotecários nas bibliotecas universitárias de Sergipe. 2013. Monografia (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Núcleo de Ciência da Informação, Centro de Ciências e Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2013.
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/6804
Aparece nas coleções:Ciência da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sandra Vieira Santos.pdf969,11 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.