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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/6814
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Menezes, Ednaene de | - |
dc.date.accessioned | 2017-10-31T14:45:02Z | - |
dc.date.available | 2017-10-31T14:45:02Z | - |
dc.date.issued | 2014-02-25 | - |
dc.identifier.citation | MENEZES, Ednaene de. Biblioteca escolar do Colégio Estadual Armindo Guaraná : a influência da ativação experimental de seus recursos informacionais no cotidiano escolar e na formação de leitores. 2014. 1 CD-ROM Monografia (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Núcleo de Ciência da Informação, Centro de Ciências e Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/handle/riufs/6814 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Biblioteca escolar | por |
dc.subject | Biblioteca escolar | por |
dc.subject | Colégio Estadual Armindo Guaraná (São Cristóvão, SE) | por |
dc.subject | Formação de leitor | por |
dc.title | Biblioteca escolar do Colégio Estadual Armindo Guaraná : a influência da ativação experimental de seus recursos informacionais no cotidiano escolar e na formação de leitores | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Bari, Valéria Aparecida | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo diagnosticar a influência da Biblioteca Escolar como fonte de recursos informacionais no ensino básico. Como ambiente social de observação do fenômeno estudado, foi selecionada a Escola Estadual Armindo Guaraná, localizada no município de São Cristovão-SE. A pesquisa foi desenvolvia sob a metodologia pesquisa-ação, de abordagem antropológica. A intervenção no ambiente social observado foi executada em três etapas distintas, no período de 90 dias. Na primeira fase, foi organizada e ativa a Biblioteca Escolar de um estabelecimento escolar público. Em seguida, foram iniciados os serviços bibliotecários básicos e observado o comportamento informacional de alunos, professores e comunidade escolar. O grupo de foco especialmente observado foi formado por três turmas de alunos do sexto-ano, período matutino. Os comportamentos observados foram registrados num diário, para posterior análise, mediante o referencial teórico previamente pesquisado. Como resultado da observação, foi apresentada nesse trabalho uma peça-chave para a mediação de leitura escolar e de lazer neste ambiente social observado, que é o professor, por ser ele o maior incentivador do hábito da leitura em seus alunos. O especialista ideal para desenvolver o trabalho profissional neste ambiente, junto aos professores, é o da área da Ciência da Informação, é destacado neste trabalho e está intimamente envolvido no processo. O problema no desenvolvimento desta parceria é a visão distorcida do professor em relação ao bibliotecário, pois a Biblioteconomia e Documentação é campo de trabalho especializado, tanto quanto a Educação, mas ambos têm sido desenvolvidos de forma leiga e amadorística no Brasil, gerando imagens profissionais empobrecidas. | pt_BR |
dc.publisher.department | DCI - Departamento de Ciência da Informação - São Cristóvão - Presencial | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ciência da Informação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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