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dc.contributor.authorMenezes, Ednaene de-
dc.date.accessioned2017-10-31T14:45:02Z-
dc.date.available2017-10-31T14:45:02Z-
dc.date.issued2014-02-25-
dc.identifier.citationMENEZES, Ednaene de. Biblioteca escolar do Colégio Estadual Armindo Guaraná : a influência da ativação experimental de seus recursos informacionais no cotidiano escolar e na formação de leitores. 2014. 1 CD-ROM Monografia (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Núcleo de Ciência da Informação, Centro de Ciências e Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/6814-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectBiblioteca escolarpor
dc.subjectBiblioteca escolarpor
dc.subjectColégio Estadual Armindo Guaraná (São Cristóvão, SE)por
dc.subjectFormação de leitorpor
dc.titleBiblioteca escolar do Colégio Estadual Armindo Guaraná : a influência da ativação experimental de seus recursos informacionais no cotidiano escolar e na formação de leitorespt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Bari, Valéria Aparecida-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo diagnosticar a influência da Biblioteca Escolar como fonte de recursos informacionais no ensino básico. Como ambiente social de observação do fenômeno estudado, foi selecionada a Escola Estadual Armindo Guaraná, localizada no município de São Cristovão-SE. A pesquisa foi desenvolvia sob a metodologia pesquisa-ação, de abordagem antropológica. A intervenção no ambiente social observado foi executada em três etapas distintas, no período de 90 dias. Na primeira fase, foi organizada e ativa a Biblioteca Escolar de um estabelecimento escolar público. Em seguida, foram iniciados os serviços bibliotecários básicos e observado o comportamento informacional de alunos, professores e comunidade escolar. O grupo de foco especialmente observado foi formado por três turmas de alunos do sexto-ano, período matutino. Os comportamentos observados foram registrados num diário, para posterior análise, mediante o referencial teórico previamente pesquisado. Como resultado da observação, foi apresentada nesse trabalho uma peça-chave para a mediação de leitura escolar e de lazer neste ambiente social observado, que é o professor, por ser ele o maior incentivador do hábito da leitura em seus alunos. O especialista ideal para desenvolver o trabalho profissional neste ambiente, junto aos professores, é o da área da Ciência da Informação, é destacado neste trabalho e está intimamente envolvido no processo. O problema no desenvolvimento desta parceria é a visão distorcida do professor em relação ao bibliotecário, pois a Biblioteconomia e Documentação é campo de trabalho especializado, tanto quanto a Educação, mas ambos têm sido desenvolvidos de forma leiga e amadorística no Brasil, gerando imagens profissionais empobrecidas.pt_BR
dc.publisher.departmentDCI - Departamento de Ciência da Informação - São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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