Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/6828
Tipo de Documento: Monografia
Título: Características e fatores associados a problemas de alcoolismo ou uso de drogas ilícitas com pacientes em um serviço de atenção psicossocial
Autor(es): Silva, Ravena Melo Ribeiro da
Data do documento: 25-Abr-2016
Orientador: Di Pietro, Giuliano
Coorientador: Lima, Dulce Marta Schimieguel Mascarenhas
Resumo: O consumo abusivo de álcool é um problema de saúde pública em todo o mundo, chegando a ser responsável por quase 6% de todas as mortes. Quase 5% da população mundial faz uso de drogas ilícitas frequentemente. O tratamento para pacientes com qualquer transtorno de abuso de substância, seja álcool ou outra droga, requer visão especializada. O objetivo deste trabalho foi caracterizar um grupo de usuários em um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas, traçar um perfil sociodemográfico, hábitos de consumo das substâncias psicoativas, avaliando a ligação de histórico de vício na família e os problemas decorrentes do uso. Método: 92 pacientes aceitaram participar da pesquisa e estes apresentavam idade igual ou superior a 18 anos. O estudo foi realizado em uma pequena cidade no interior do Nordeste do Brasil, onde os pacientes foram incluídos em um estudo transversal, em que foram analisadas diversas variáveis: sociodemográficas, hábitos de consumo das substâncias psicoativas e problemas decorrentes do uso. A análise foi realizada utilizando o programa Statistical Package for the Social Sciences SPSS 20.0, e a significância (p =0.05) com base no teste de correlação de Pearson. Resultados: 94,6% dos indivíduos analisados eram do sexo masculino, 20% deles se autodeclararam branco com uma idade média de 36 anos, tendo começado a usar drogas com a idade de 18 anos ou menos. Álcool e cannabis foram as drogas mais precocemente utilizadas. Os dados mostraram múltipla dependência química em 65,2% dos pacientes, com predominância das combinações entre álcool, cannabis, tabaco, cocaína e crack, desses, quase 85% eram dependentes de álcool. Houve uma correlação inversa na variedade de drogas utilizadas que tende a diminuir com o avanço da idade. As relações familiares e desempenho no trabalho mostraram-se as mais afetadas pelo abuso de drogas. Conclusões: Os indivíduos que procuram ajuda no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas são quase exclusivamente homens, empregados, com 14 anos de história de abuso de substâncias. Embora várias dependências químicas apresentem um aspecto relevante, o álcool continua a ser a droga predominante entre os usuários.
Palavras-chave: Farmácia
Farmacologia
Ensino de famacologia
Drogas
Alcoolismo
área CNPQ: CIENCIAS BIOLOGICAS::FARMACOLOGIA::TOXICOLOGIA
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DFA - Departamento de Farmácia – São Cristóvão - Presencial
Citação: SILVA, Ravena Melo Ribeiro da. Características e fatores associados a problemas de alcoolismo ou uso de drogas ilícitas com pacientes em um serviço de atenção psicossocial. 2016. CD-ROM Monografia (Graduação em Farmácia) - Departamento de Farmácia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, SE, 2016.
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/6828
Aparece nas coleções:Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ravena Melo Ribeiro da Silva.pdf1,5 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.