Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/6865
Tipo de Documento: Monografia
Título: Obtenção e avaliação de sistemas estabilizados por tensoativos contendo óleo essencial Syzygium aromaticum com potencial para controle larvicidas de Aedes Aegypti
Autor(es): Santos, Glauciene da Silva
Data do documento: 5-Ago-2015
Orientador: Nunes, Rogéria de Souza
Resumo: A dengue é uma doença infecciosa aguda transmitida pelo vetor Aedes aegypti. O número de casos registrados no Brasil e no mundo vem aumentando devido à resistência adquirida pelo vetor aos inseticidas convencionais. O óleo essencial de Syzygium aromaticum (OESA), tem despertado interesse devido a sua atividade contra as larvas do Aedes aegypti. No entanto a baixa solubilidade do óleo em meio aquoso representa uma limitação sendo, necessário a utilização de tensoativos (procetyl) e co -tensoativo (acido oleico) os quais diminuíram a tensão interfacial e favoreceram a dispersão do óleo no meio aquoso desta forma favorecendo a dispersão do OESA em meio aquoso e melhorando sua atividade biológica. Portanto o objetivo desse trabalho foi obter e caracterizar o sistema nanoestruturados contendo OESA estabilizados por tensoativos, a fim de favorecer a dispersão do OESA em meio aquoso e aprimorar sua atividade biológica. Os sistemas foram aracterizados através das técnicas de microscopia de luz polarizada (MPL), Espalhamento de raio X à baixo ângulo (SAXS) e analise reológica. Os sistemas obtidos foram caracterizados como microemulsões, percussores de fases e cristais líquidos de fase lamelar. Os quais foram sugerida uma retenção dos componentes do óleo nos nanosistemas para facilitar a dispersão e liberação controlada protegendo-o de fatores externos.
Palavras-chave: Farmácia
Ensino de farmácia
Aedes aegypti
Dengue
área CNPQ: CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DFA - Departamento de Farmácia – São Cristóvão - Presencial
Citação: SANTOS, Glauciene da Silva. Obtenção e avaliação de sistemas estabilizados por tensoativos contendo óleo essencial Syzygium aromaticum com potencial para controle larvicidas de Aedes Aegypti. 2015. 1 CD-ROM Monografia (Bacharelado em Farmácia) - Departamento de Farmácia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2015.
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/6865
Aparece nas coleções:Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Glauciene da Silva Santos.pdf995,98 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.