Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/6913
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Kelly Cristina Oliveira da-
dc.date.accessioned2017-11-14T20:48:35Z-
dc.date.available2017-11-14T20:48:35Z-
dc.date.issued2016-10-14-
dc.identifier.citationSILVA, Kelly Cristina Oliveira da. Gêneros acadêmicos, letramento e interdisciplinaridade : o pôster científico no ensino fundamental II. 2016. 133 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/6913-
dc.description.abstractThis dissertation is the result of a literature research supported for the contributions of Textual Linguistics and Enunciative Studies (Bakhtin, 1999; Marcuschi, 2008 e 2009) as well as literacy studies (Tfouni, 1995; 2008; 2012), Street (2014) and in the Socio-Discursive Interctionism, specially in Schneuwly and Dolz (2004) and Bazerman (2011 e 2015). In this studies, using the principles of research-action (THIOLLENT,1997; ABDALA, 2005), we have searched for the theoretical basis required to the formulation of a didactic proposal that contemplates the teaching of the academic genres, more specifically the scientific pôster as a literacy tool in Portuguese classes, in the final years of Elementary School. The research has as main lócus a state school in the municipality of Catu, Bahia, Brazil, and the research subjects were 7th grade students. In order to achieve the goals, there were applied thematic reading projects with the purpose of taking students to: 1) develop autonomy and critical competence in their writing productions through the reading and analysis of several texts; 2) produce and apply in the local community survey questionnaires refering to the research theme and 3) produce na academic pôster according to the structure of the genre with a view to disseminating research results in scientific events locally and in the state. Through this experience, we can highlighted as principal gains: improving the reading of academic genres and reconition of their characteristics; improve in the coordination between different genres; development of the capacity of reality observation and authorial speech by students.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.subjectLetramentopor
dc.subjectAbordagem interdisciplinarpor
dc.subjectConhecimento na educaçãopor
dc.subjectGêneros acadêmicospor
dc.subjectPôster científicopor
dc.subjectAcademic genreseng
dc.subjectInterdisciplinarityeng
dc.subjectLiteracyeng
dc.subjectScientific postereng
dc.titleGêneros acadêmicos, letramento e interdisciplinaridade : o pôster científico no ensino fundamental IIpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Mariano, Márcia Regina Curado Pereira-
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão Final (TCF) é resultado de uma pesquisa bibliográfica amparada nas contribuições da Linguística Textual e dos estudos enunciativos (Bakhtin, 1999; Marcuschi, 2008 e 2009), bem como nos estudos de letramento (Tfouni, 1995, 2008 e 2012); Street (2014) e no Interacionismo Sóciodiscursivo, especialmente nos estudos de Schneuwly e Dolz (2004) e Bazerman (2011 e 2015). Nesses estudos, e utilizando a metodologia da pesquisa-ação (THIOLLENT, 1997; ABDALA, 2005) buscou-se o embasamento teórico necessário à construção de uma proposta didática que contemple o ensino dos gêneros acadêmicos, mais especificamente o pôster científico, como instrumento de letramento nas aulas de Língua Portuguesa, no âmbito dos anos finais do Ensino Fundamental II. Para tanto, foram aplicados projetos de leitura temáticos e interdisciplinares, com o propósito de levar os alunos a: (1) desenvolver a autonomia e a competência crítica em suas produções escritas a partir da leitura e análise de textos diversos; (2) produzir e aplicar na comunidade local questionários de pesquisa referentes ao tema pesquisado e (3) produzir pôster acadêmico respeitando a estrutura composicional e estilo do referido gênero, com vistas à divulgação dos resultados da pesquisa em eventos científicos municipais e estaduais. O trabalho teve como lócus uma escola da rede estadual, no município baiano de Catu, tendo como sujeitos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental matriculados na unidade escolar. A partir desta experiência, destacamos como principais ganhos: melhora na capacidade de leitura dos gêneros acadêmicos e reconhecimento de suas características; melhora na articulação entre diferentes gêneros textuais; desenvolvimento da capacidade de observação da realidade e desenvolvimento de discurso autoral por parte dos estudantes.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Profissional em Letraspt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localItabaiana, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KELLY_CRISTINA_OLIVEIRA_SILVA.pdf4,81 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.