Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7026
Tipo de Documento: Monografia
Título: Dinâmica da produção de serapilheira em diferentes fitofisionomias da Floresta Nacional do Ibura
Autor(es): Lima, Jéssica Ferreira
Data do documento: 15-Set-2014
Orientador: Ribeiro, Adauto de Souza
Resumo: O estudo sobre a dinâmica da produção de serapilheira em fragmentos de floresta de Mata Atlântica tem por finalidade quantificar a biomassa e relacionar com diferentes variáveis como precipitação, fenologia e a estrutura da vegetação. Esta pesquisa foi desenvolvida na Floresta Nacional do Ibura, município de Nossa Senhora do Socorro, Sergipe. Foram identificadas no fragmento de 144 hectares de área protegida quatro fitofisionomias (i) Mata em Regeneração, (ii) Eucaliptal, (iii) Mata e (iv) Manguezal. Em cada uma foram instalados 10 coletores de serapilheira de 1m x 1m e a amostra de biomassa foi coletada mensalmente no período de 2012-2013. Os parâmetros estruturais da vegetação foram estimados pelo método do quadrante errante onde foram amostradas a densidade arbórea, o diâmetro basal e a altura da copa das árvores. A estimativa da produção foliar média anual de serapilheira foi de 4,011 t.ha-1 na Mata em Regeneração, 4,708 t.ha-1 no Eucaliptal, 4,092 t.ha-1 na Mata e 6,346 t.ha-1 no Manguezal. Todavia não houve diferença estatisticamente significativa entre as áreas (Kruskal-Wallis, H = 3,58; df = 3; p = 0,30). Essa similaridade corroborou com o padrão de densidade (ind/ha) entre as fitofisionomias, exceto o Manguezal, uma vez que o teste de similaridade entre as áreas também não foi significativo (F = 0.108; p > 0.05). Foi verificado maiores valores de produção de serapilheira em novembro/2012 a março/2013 (estação seca), apresentando correlação negativa com a precipitação mensal (Eucaliptal r2 = 0,72; Mata r2 = 0,72; Mata em regeneração r2 = 0,57; Manguezal r2 = 0,52). A biomassa do Manguezal obteve ritmo de produção característico que diferiu das demais fitofisionomias, mas também apresentou sazonalidade (t=2,96 df= 29,77 p=0,01). Conclui-se que na área estudada as fitofisionomias possuem um padrão de estrutura vegetal semelhante, com estacionalidade na produção de biomassa. O habitat alterado com plantio do eucalipto não afetou a dinâmica de biomassa na liteira o que contraria os estudos feitos em outros sítios de Mata Atlântica.
Palavras-chave: Ecologia
Ecologia florestal
Floresta Nacional do Ibura (SE)
Mata Atlântica
área CNPQ: CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA::ECOLOGIA DE ECOSSISTEMAS
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DECO - Departamento de Ecologia – São Cristóvão - Presencial
Citação: LIMA, Jéssica Ferreira. Dinâmica da produção de serapilheira em diferentes fitofisionomias da Floresta Nacional do Ibura. 2014. Monografia (Bacharelado em Ecologia) - Departamento de Ecologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2014.
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/7026
Aparece nas coleções:Ecologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jessica_Ferreira_Lima.pdf1,13 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.