Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7033
Tipo de Documento: Monografia
Título: Uso e ocupação do solo e os impactos socioambientais no bairro Jabutiana, Aracaju-SE
Autor(es): Oliveira, Ingrid Carvalho Santos
Data do documento: 25-Abr-2017
Orientador: Teixeira, Carla Fernanda Barbosa
Resumo: Este trabalho apresenta uma análise dos impactos socioambientais ocasionados pelo uso e ocupação do solo do bairro Jabutiana no município de Aracaju. Para fornecer subsídio à pesquisa, realizou-se revisão bibliográfica sobre a urbanização brasileira do século XX e as modificações provocadas no espaço urbano; os agentes sociais do mesmo e os impactos ambientais originados. Buscou-se compreender também sobre a sustentabilidade urbana através dos modelos de bairros sustentáveis. Além disso, coletou-se fotos e dados sobre o bairro; e foram realizadas visitas in loco e entrevistas com os moradores. Para avaliar os impactos socioambientais promovidos pelo uso e ocupação do solo do bairro Jabutiana, aplicou-se a metodologia PER (Pressão, Estado e Resposta), que a partir dos indicadores selecionados, proporcionou o entendimento dos problemas socioambientais da região. Os resultados obtidos foram apresentados através de mapas, tabelas, textos e fotos; e revelaram a causa e o efeito desse processo de degradação ambiental. Foi observado que o aumento da população implicou na alteração da paisagem natural; o aumento do número de edificações implicou na baixa permeabilidade do solo, pontos de alagamento, edificações em área de risco e destruição de parte da APP; e a poluição e acúmulo de lixo implicou na poluição do rio Poxim e da APP. Espera-se que o trabalho auxilie futuros estudos sobre o bairro Jabutiana e possa auxiliar também na execução de estratégias minimizadoras dos impactos ambientais locais provocados pelo desenfreado uso e ocupação do solo.
Palavras-chave: Arquitetura
Aracaju (SE)
Impacto ambiental
Crescimento urbano
Meio ambiente
área CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DAU - Departamento de Arquitetura e Urbanismo – Laranjeiras - Presencial
Citação: OLIVEIRA, Ingrid Carvalho Santos. Uso e ocupação do solo e os impactos socioambientais no bairro Jabutiana, Aracaju-SE. 2017. 116 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo)- Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Campus de Laranjeiras, Universidade Federal de Sergipe, Laranjeiras, 2017.
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/7033
Aparece nas coleções:Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ingrid_Carvalho_Santos_Oliveira.pdf10,35 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.