Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7045
Tipo de Documento: Monografia
Título: Complexo Taiçoca, Nossa Senhora do Socorro-SE: novos arranjos sócioespaciais na região metropolitana de Aracaju no século XXI
Autor(es): Santos, Thacyo Vyctor Silva
Data do documento: 7-Mai-2016
Orientador: França, Sarah Lúcia Alves
Resumo: Esta pesquisa tem como o objetivo geral analisar novos processos, agentes, arranjos sócioespaciais na Região Metropolitana de Aracaju, avaliando especificamente o Complexo Habitacional Taiçoca no município de Nossa Senhora do Socorro, no século XXI, observando também, os fenômenos que ocorreram na formação da metropolização. Com a virada do novo século, os municípios da Região Metropolitana de Aracaju passaram por mudanças sócioeconômicas que refletem no uso e ocupação do solo e na forma de incorporação dos espaços metropolitanos. A forte e recente atuação do capital imobiliário é marcada pela implantação de produtos contemporâneos, como condomínios fechados e, no caso de Nossa Senhora do Socorro, o shopping center, se constituindo um elemento de transformação do espaço, criando novas centralidades, modificando usos, valorizando entorno e expulsando antigos moradores do Complexo Taiçoca. Nesta área, o Estado também vai atuar junto, nesse processo, subsidiando moradias sob esse novo formato de empreendimentos fechados, fruto do Programa Minha Casa Minha Vida, e na implantação de infraestrutura viária, como pontes de interligação entre os municípios, abrindo novas frentes de expansão e reprodução do capital. Para alcançar o objetivo geral e os específicos, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com principais autores referentes à temática abordada, levantamento de documentes, teses e artigos, finalizando o um primeiro momento de abordagem teórica. Em seguida, foram necessárias visitas de reconhecimento de campo, coleta de dados e registros fotográficos, que contribuíram na elaboração de mapas, tabelas. Diante disso, pode-se observar que um conjunto de ações promovidas pelo Estado, com as intervenções urbanas, e pelos agentes imobiliários e incorporadores, como a construção do Shopping Prêmio, um espaço de consumo não mais restrito à capital sergipana, contribuíram no surgimento de novos atores sociais e na transformação do espaço social no Complexo Taiçoca, fortalecendo a centralidade local e metropolitana.
Palavras-chave: Arquitetura
Nossa Senhora do Socorro (SE)
Arquitetura de habitação
Espaço (Arquitetura)
Metropolização
Agentes modeladores
Reestruturação sócioespacial
Shoppings centers
área CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DAU - Departamento de Arquitetura e Urbanismo – Laranjeiras - Presencial
Citação: SANTOS, Thacyo Vyctor Silva. Complexo Taiçoca, Nossa Senhora do Socorro-SE: novos arranjos sócioespaciais na região metropolitana de Aracaju no século XXI. 2016. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo)- Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Campus de Laranjeiras, Universidade Federal de Sergipe, Laranjeiras, 2016.
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/7045
Aparece nas coleções:Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Thacyo_Vyctor_Silva_Santos.pdf10,54 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.