Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7057
Tipo de Documento: Monografia
Título: O projeto para a pedreira de Laranjeiras-SE: uma concepção diferente de experiência de projeto arquitetônico
Autor(es): Sousa, Victor Francisco de
Data do documento: 24-Mai-2016
Orientador: Souza, Fernando Antonio Santos de
Resumo: Na Pós-Modernidade os novos processos de concepção arquitetônica vislumbram alternativas diferentes e inovadoras, esses incorporam na sua essência a velocidade das mudanças que vem ocorrendo no mundo contemporâneo, entendem que a segurança e a previsão de um futuro para o projeto tal qual como se baseia o pensamento racionalista moderno não são mais eficazes no enfrentamento das demanda da sociedade atual. Essas novas formas de fazer arquitetura irão inserir a dúvida e a complexidade como princípios norteadores do projeto, absorvendo conhecimentos de outras áreas para lhes darem suporte nesse desafio. Nesse sentido o Projeto de Requalificação da Pedreira de Laranjeiras adota esses novos métodos de se projetar, pois sendo que no desenrolar do processo de concepção chegou-se a um caminho que se distinguia do projeto tradicional racionalista funcional típico da era da máquina, estando mais próximo de uma experiência apoiada em outras áreas do conhecimento, em uma atividade tipicamente multidisciplinar, em consonância com as premissas da chamada Pós-Modernidade. Contudo, o Projeto de Requalificação da Pedreira visa buscar novos instrumentos para se projetar, além de lançar uma provocação acerca do que é reproduzido nas universidades, nas disciplinas de projeto principalmente que ainda está mergulhada na necessidade de se gerar um objeto arquitetônico em padrões modernos para se realizar como uma arquitetura de qualidade, permitindo assim abrir as portas para novas possibilidades ainda pouco exploradas, algo mais próximo da realidade que encontra-se fora dos muros da Universidade, uma realidade marcada por incertezas, sejam elas econômicas caso da concretização efetiva do projeto, ou mesmo sociais, representada na incerteza da apropriação do espaço pela população alvo.
Palavras-chave: Arquitetura
Laranjeiras (SE)
Pedreiras
Pedras para construção
Projeto arquitetônico
Requalificação
Extração de pedras
área CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DAU - Departamento de Arquitetura e Urbanismo – Laranjeiras - Presencial
Citação: SOUSA, Victor Francisco de. O projeto para a pedreira de Laranjeiras-SE: uma concepção diferente de experiência de projeto arquitetônico. 2016. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo)- Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Campus de Laranjeiras, Universidade Federal de Sergipe, Laranjeiras, 2016.
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/7057
Aparece nas coleções:Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Victor_Francisco_Sousa.pdf5,63 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.