Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7082
Document Type: | Artigo |
Title: | Estudos organizacionais e estudos curriculares: uma agenda de convergência entre o passado e o futuro de campos paralelos |
Authors: | Fischer, Tânia Maria Diederichs Waiandt, Claudiani Silva, Manuela Ramos da |
Issue Date: | Dec-2008 |
Resumo : | O artigo tem como objetivo analisar as trajetórias dos Estudos Organizacionais e dos Estudos Curriculares ao longo do século XX e início do século XXI, ressaltando as suas simetrias e convergências teóricas. Como as organizações podem variar infinitamente no tempo e no espaço, os currículos variam de instituição a instituição, de um curso a outro. Portanto, em ambas trajetórias, os estudos acumularam conhecimentos sobre as organizações e os currículos como construções sociais. Dessa forma, organizações e currículos são reflexos de práticas sociais. A partir das convergências encontradas e sua análise, será proposta uma agenda de pesquisas futuras que contemple os dois campos de estudo, de forma convergente, tratando estudos organizacionais como eixo estruturante de cursos de administração, o que é especialmente importante momento em que se rediscute os desenhos institucionais do ensino no Brasil, no cenário reformista dos projetos governamentais e como reflexo das mudanças que vive a universidade no mundo, em tempos de riscos, incertezas e reconstrução paradigmática. |
Abstract: | This article aims to analyze the pathways of the Organizational Studies and of theCurriculum Studies during the twentieth century and the beginning of the twentyfirst century, highlighting their symmetries and theoretical convergences. Asorganizations can vary endlessly in time and in space, the curricula vary frominstitution to institution, from a course to another. Therefore, in both pathways, the studiesaccumulated knowledge about organizations and the curricula as social constructions. Thus,organizations and curricula are reflection of social practices. From the convergences foundand their analysis, it will be proposed an agenda of researches which contemplate the twofields of study, in a convergent way, treating organizational studies as structural axis of theAdministration course, which is specially important moment when the institutional drawingsof the teaching in Brazil are discussed again, in the reformist setting of governmentalprojects and as reflection of changes that the university of the world lives, in risky times,uncertainty and paradigmatic reconstruction. |
Keywords: | Estudos organizacionais Estudos de curriculum Práticas sociais Convergência |
ISSN: | 1984-9230 |
Is part of: | Organizações & Sociedade |
Language: | por |
Publisher / Institution : | Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia, UFBA |
Citation: | FISCHER, T. M. D.; WAIANDT, C.; SILVA, M. R DA. Estudos Organizacionais e Estudos Curriculares: uma agenda de convergência entre o passado e o futuro de campos paralelos. Organizações & Sociedade, Salvador, v. 15, n. 47, p. 175-193, out./dez. 2008. Disponível em: <https://portalseer.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10989/7912>. Acesso em: 6 dez. 2017. |
License: | Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada (CC BY 3.0) |
URI: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/7082 |
Appears in Collections: | DSE - Artigos de periódicos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EstudosOrganizacionaisCurriculares.pdf | 100,25 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.