Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7092
Document Type: Artigo
Title: Comportamento leitor dos acadêmicos do curso de Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal de Sergipe
Other Titles: Reader behavior of students on the course of Librarianship and Documentation of the Federal University of Sergipe
Authors: Santos, France Mabel Fernandes Costa
Nunes, Martha Suzana Cabral
Issue Date: 2014
Resumo : Considerando a leitura essencial na formação do acadêmico e, consequentemente, na sua qualidade profissional, este trabalho teve a finalidade de investigar o comportamento leitor dos acadêmicos do curso de Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal de Sergipe, curso criado pela resolução 37/2008 do CONEPE – Conselho do Ensino, da Pesquisa e da Extensão da Universidade, em consonância com o REUNI. O objetivo geral do trabalho foi investigar o comportamento leitor dos acadêmicos do curso de Biblioteconomia e Documentação, na tentativa de compreender sua relação com a leitura, considerando que o futuro profissional será um mediador entre a informação e o usuário. Os objetivos específicos foram: investigar as práticas de leitura dos acadêmicos do curso; identificar os critérios para as escolhas dos seus textos; e conhecer o tempo e o espaço destinados à leitura pelos alunos. Desta forma, foi discutida neste trabalho a relação dos acadêmicos do curso com a leitura, a forma como as escolhas dos textos influenciam na sua formação e o significado da leitura para os acadêmicos, diagnosticando as necessidades formativas no âmbito da leitura deste público. Trata-se de uma pesquisa descritiva com uma abordagem qualitativa. O instrumento utilizado para coleta de dados foi um questionário semiestruturado com perguntas abertas e fechadas. A temática é relevante tanto no âmbito acadêmico quanto social, visto que a leitura contribui para a formação de cidadãos críticos, e o bibliotecário é o profissional capacitado para enriquecer essa formação
Abstract: Considering the essential reading in the formation of academic and consequently in professional quality, investigates the reader behavior of academic course of Library and Documentation of the Federal University of Sergipe, travel created by Resolution 37/2008 of CONEPE - Teaching Council , Research and University Extension, in line with the meeting. The objective was to investigate the reader behavior of academic course of Library and Documentation, in trying to understand their relationship with reading, considering that the professional future will be a mediator between the information and the user. Investigates the academic course reading practices; identifies the criteria for the choice of texts; and seek to know the time and the space intended for reading by students. Discusses the course of the academic relationship with reading, how the choices of texts influence their formation and the meaning of reading for academics, diagnosing the training needs within the reading of the public. This is a descriptive research with a qualitative approach. The instrument used for data collection was a semi-structured questionnaire with open and closed questions. The theme is relevant in both academic and social, as the reading contributes to the formation of critical citizens, and the librarian is trained professional to enrich the training. The conclusion highlights that the academic course of Library and Documentation UFS read literature books, technical books, newspapers and magazines and that most indicates the lack of time as the main reason for not reading.
Keywords: Bibliotecário
Comportamento leitor
Leitura
Universidade
Behavior reader
Librarian
Reading
University
ISSN: 1809-4775
Is part of: Biblionline
Language: por
Publisher / Institution : Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Citation: SANTOS, F. M. F. C.; NUNES, M. S. C. Comportamento leitor dos acadêmicos do curso de Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal de Sergipe. Biblionline, João Pessoa, v. 10, n. 2, p. 66-80, 2014. Disponível em: <http://periodicos.ufpb.br/index.php/biblio/article/view/16544>. Acesso em: 07 dez. 2017.
License: Permite cópia e distribuição dos artigos para fins não comerciais. Disponível em: <http://diadorim.ibict.br/handle/1/116>.
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/7092
Appears in Collections:DCI - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ComportamentoLeitorAcademicosBiblioteconomia.pdf542,39 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.